Ícone do site Tribuna de Minas

Bacalhau com Natas

PUBLICIDADE

Bacalhau com Natas é uma receita clássica da culinária portuguesa e é uma das mais adoradas formas de servir bacalhau. Cremoso e saboroso, é uma receita obrigatória para o seu repertório de gastronomia portuguesa!

Ingredientes:

500g de bacalhau dessalgado
4 batatas grandes
100 ml de azeite
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
50 g de manteiga
50 g de farinha
200 ml de leite
250g de natas
Sal e pimenta a gosto
100 g de queijo parmesão ralado

PUBLICIDADE
Bacalhau com Natas

Modo de Preparo:

. Descongele o bacalhau, cozinhe em água abundante por 4 a 5 minutos aproximadamente (depois de levantar fervura). Escorra, reservando 150 ml da água da cozedura do bacalhau.
. Descasque as batatas, corte em pequenos cubos e frite até dourarem ligeiramente.
. Doure no azeite as cebolas cortadas em rodelas e o alho picado. Acrescente as lascas de bacalhau e os cubos de batata fritos. Misture bem.
. Para o molho bechamel: em fogo brando, derreta a manteiga, acrescente a farinha e misture muito bem até ficar uma pasta. Cozinhe por 1 a 2 minutos. Aos pouco, acrescente a água de cozedura do bacalhau, o leite e 125g de natas e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre com um fuê (para não ficarem grumos), até engrossar e ficar cremoso. Tempere de sal e pimenta preta moída na hora e mexa. Se gostar, acrescente noz-moscada ralada a gosto.
. Acrescente o bechamel à mistura de cebola, bacalhau e batatas. Adicione mais 125g de natas e misture bem.
. Unte uma assadeira com manteiga, disponha a mistura de bacalhau com natas, espalhando bem, e polvilhe com o queijo ralado. Leve a gratinar ao forno pré-aquecido a 200 ° C por 15 minutos.

PUBLICIDADE

Nada melhor que uma receita tradicional, direto daqui de Portugal.

Siga nosso instagram e veja nossa viagem, clicando aqui.

PUBLICIDADE

Um beijo e um brinde!

#bacalhau #bacalhaucomnatas #receitaportuguesa #culinariaportuguesa #gastronomiaportuguesa #nacozinhacomclaudinha #portugal

PUBLICIDADE

Veja também a Receita de Bolinho de Bacalhau – o legítimo.

 

Sair da versão mobile