A drenagem linfática para gestantes ultrapassa a preocupação puramente estética: essa prática é recomendada por obstetras, desde que sejam seguidas as recomendações do especialista e realizadas por profissionais competentes.
Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre a drenagem linfática e descobrir porque ela é recomendada durante e depois da gestação.
Como funciona a drenagem linfática para gestantes?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que atua diretamente no sistema linfático, uma rede de órgãos que transportam a linfa para o sistema circulatório.
A linfa é um fluido transparente produzido pelo excesso de líquidos que “vazam” do sangue através dos vasos capilares.
Esse fluido é o “gari” do corpo humano, varrendo as impurezas dos locais por onde passa. A “lixeira” onde essas impurezas são colocadas são os linfonodos.
Nos linfonodos, o lixo produzido pelo nosso corpo é processado pelos leucócitos, as nossas células de defesa. Elas atacam qualquer substância que considerem prejudiciais.
A drenagem linfática ajuda a eliminar a aumentar a quantidade e a velocidade das linfas, ajudando-as a eliminar as substâncias nocivas ao corpo humano, incluindo líquidos.
Benefícios da drenagem linfática
Como a drenagem linfática atua no sistema imunológico, ela auxilia na desintoxicação do organismo e elimina os líquidos acumulados, ajudando a diminuir o inchaço.
Prestem atenção agora: a drenagem linfática também ajuda a diminuir as temidas celulites! Isso mesmo! A celulite pode aparecer quando há problemas de circulação da linfa, além de má alimentação e falta de exercícios físicos.
Como a drenagem linfática atua diretamente neste órgão, ela pode ajudar a diminuir a celulite.
Drenagem linfática para gestantes
A drenagem linfática para gestantes funciona da mesma forma: ajuda a eliminar o inchaço causado pela gravidez por conta do aumento da produção hormonal.
No entanto, é importante destacar que a drenagem linfática para gestantes não emagrece. Ela apenas ajuda a diminuir os líquidos e, consequentemente, o inchaço.
A drenagem linfática para gestantes também ajuda a diminuir as dores corporais. Isso acontece por conta do efeito relaxante da massagem, que é ainda mais acentuado.
Outro benefício da drenagem linfática para gestantes é a melhoria da amamentação e atenuação das dores. Isso acontece porque a drenagem ajuda a desentupir ductos e diminuir o inchaço provocado pelo regurgitamento.
Existem contraindicações da drenagem linfática para gestantes?
A drenagem linfática para gestantes não é indicada para grávidas com:
- Insuficiência renal;
- Hipertensão não controlada;
- Gravidez de risco;
- Trombose venosa profunda;
- Doenças do sistema linfático
- Infecções de pele e erupções cutâneas.
Além disso, a drenagem linfática para gestante é recomendada somente após a liberação do médico, sempre com um (a) fisioterapeuta ou massoterapeuta especializado.
Muito cuidado na hora de escolher, porque a drenagem linfática mal executada pode gerar consequências negativas, tais como o comprometimento da circulação e a indução de um parto prematuro.
Lembre-se que a drenagem linfática para gestantes deve receber o aval do seu médico!
A drenagem linfática é indicada após o parto?
Sim! Inclusive a drenagem linfática é recomendada para auxiliar no retorno da forma antes do parto.
Os benefícios são os mesmos da drenagem linfática para gestantes: diminuição do inchaço, das celulites e melhora da circulação.
A drenagem linfática pode ser feita logo após o parto, caso o médico autorize, mesmo em mulheres que optaram pela cesárea.
Para saber mais sobre os tratamentos estéticos pós parto você pode conferir o artigo no nosso blog clicando aqui.
Tem mais alguma dúvida sobre a drenagem linfática para gestantes? Deixe nos comentários!