Como bem se sabe, os cuidados com a pele durante o verão são essenciais. No próximo dia 22, domingo
, a estação do sol quente tem início em solo brasileiro. Considera-se o período ideal para férias, viagens, piscina, praia e muito calor. Entretanto, as altas temperaturas e os raios solares podem provocar sérios danos à pele e ao organismo.
O sol e a desidratação podem desencadear inúmeros problemas, como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.
As ocorrências relacionadas a essa época – a exemplo de micose, queimaduras e câncer de pele – podem ser facilmente evitadas adotando-se medidas simples, entre elas manter a pele seca, sem suor, porém bastante hidratada.
Você sabe como se prevenir no Verão?
Segue uma lista com as principais dicas:
1 – Utilize protetor solar diariamente
O protetor solar é um item indispensável para garantir a proteção contra a radiação ultravioleta. O produto é de suma importância para evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Lembre-se: o protetor deve ser associado a outras formas de prevenção, entre elas o uso de guarda-sol, chapéu com aba circular – para proteger todo o pescoço – e óculos escuros. Vale lembrar que o ideal é reaplicar de duas em duas horas. As linhas das marcas Episol e La Roche Posay são as mais recomendadas.
Campanha conscientiza sobre os riscos do câncer de pele
2 – Aposte no betacaroteno
Consuma alimentos com carotenóides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois eles protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada. O seu bronzeado vai durar mais tempo.
3 – Lembre-se dos líquidos
O ideal é beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo. A água pura, ou a água com gotinhas de limão são mais indicadas. Esse hábito previne a desidratação que pode surgir rapidamente, provocando fortes dores de cabeça e boca seca.
4 – Evite longos períodos de exposição ao sol
Para proteger a pele de doenças, manchas e envelhecimento precoce, é desaconselhável a exposição ao sol no período de maior intensidade, que acontece entre 11h e 15h. Durante esse período, evite exposições diretas. Dê um pulo na água, ou recorra ao guarda-sol para evitar insolação.
5 – Mantenha a pele limpa e hidratada
Tome, pelo menos, dois banhos diários – o suficiente para manter a pele devidamente limpa e livre do suor. Caso o calor seja intenso, recorra a mais banhos, porém o recomendado é usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada. O sabonete antisséptico é um grande aliado no combate às bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés -que podem provocar frieira.
Gostou das dicas?
Agende aqui a sua avaliação na Corpo S/A