Ícone do site Tribuna de Minas

Em casa na cozinha: Bolinho de Bacalhau Tio Tunico

bolinho joão
PUBLICIDADE

O professor do CES João Simoncini (@josesimoncini), especialista em cozinha mineira e na nova cozinha brasileira, compartilhou com a gente uma receita de bolinho de bacalhau inspirado em seu Tio Tunico. O prato cai bem como lanche para a família, ou como porção acompanhado de cachaça ou caipirinha, segundo a sugestão do chef.

Foto: Acervo Pessoal

Ingredientes
½ Kg Bacalhau
½ Kg Batata Asterix ou Baraka
2 dentes de alho
250ml Azeite Extra Virgem
1 cebola grande
900ml Óleo de Milho, Girassol ou Soja
1 pitada de pimenta do reino
Sal a gosto
½ Molho de salsinha

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Caso o bacalhau não esteja dessalgado, coloque-o em uma vasilha e cubra com água gelada e deixe na geladeira por 24 horas, lembre-se de trocar a água de 3 em 3 horas. A água deve ser trocada 8 vezes. Numa panela funda cozinhe o bacalhau com água em fogo baixo. Retire o bacalhau assim que começar a soltar as pétalas do bacalhau (não deixe que desmanche). Esse tempo pode variar, depende da espessura da posta e do tipo de bacalhau. Com auxílio de um escorredor, escorra a água do cozimento do bacalhau e reserve-a. Coloque as postas de bacalhau em uma peneira ou escorredor, posteriormente retire os espinhos e seque com papel toalha. Adicione as postas bem seca no processador e processe até obtenha uma textura de fiapos (fios). Reserve parte da primeira água da dessalga do bacalhau, utilize a para o cozimento das batatas.

PUBLICIDADE

Numa panela funda cozinhe as batatas na água do cozimento do bacalhau. Após o cozimento escorra a água das batatas, descasque e deixe esfriar num escorredor. Numa tigela (vidro, cerâmica ou inox) coloque e esprema as batatas. Posteriormente, adicione respectivamente os seguintes itens: alho picadinho, bacalhau desfiado, salsinha sem umidade picadinha e pimenta do reino moída na hora.

Prove e verifique se há necessidade de mais sal. Lembre-se que o bacalhau utilizado vem salgado e a batata foi cozida na água do bacalhau. Faça bolinhas de 2cm com a massa efrite-ospor imersão a 180º C. Quando estiverem douradas, retira-as da panela cuidadosamente com escumadeira e coloque sobre uma peneira de inox ou tigela com papel toalha. Enfeite com pedaços de limão (galego, cravo, taiti ou siciliano).

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Participe também do projeto “Em casa na cozinha”
Envie sua receita com uma foto do prato para o e-mail internet@tribunademinas.com.br. Não se esqueça de escrever seu nome completo e profissão.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile