Ícone do site Tribuna de Minas

Inverno em Ibitipoca com vinho, gastronomia e arte

PUBLICIDADE

Nem precisa ter alguma ocasião especial para os juiz-foranos subirem a serra para curtir um fim de semana em Ibitipoca. Mas neste sábado, 23, o 1º Encontro Enogastronômico de Ibitipoca é um excelente convite a se deleitar no friozinho (ou “zão”) da charmosa vila. Com o tema “Os segredos dos vinhos e suas harmonizações”, o evento tem programação variada e será realizado no dia 23 de junho, na Pousada Pasto do Lambari, bem no coração do arraial. Para harmonizar com os vinhos, os chefs Ana Paula Esteves (Oliva Bistrô) e Beto Zaiden (Pasta Brasile) prepararam um cardápio de massas e risotos, e a agenda inclui outras delícias diversas que serão apresentadas pelos expositores, como queijos, chutneys, geleias, pães, labne, cordeiro, azeites aromatizados, palmito pupunha e doce de leite.

PUBLICIDADE
Risoto de cordeiro com raspas de limão e esferas de hortelã, da chef Ana Paula (Foto: divulgação)

Segundo a chef Ana Paula Esteves, o cardápio foi criado não apenas tendo em mente os vinhos, mas também a cadeia de produção local e o frescor dos alimentos. “Procuramos usar produtos artesanais da região, preservando a lógica do slow food. A maioria dos ingredientes está em sua época, no auge dos sabores”, explica ela. Uma das massas (todas feitas artesanalmente) é um ravioli de banana-da-terra, servido com ragu de cordeiro (do sítio do Urucum, em Lima Duarte) e lascas de queijo artesanal. A segunda opção é um sorrentino de palmito pupunha com cogumelos na manteiga e lascas de queijo com cura de vinho. “O fornecedor destes cogumelos pratica agricultura familiar, com estrutura muito pequena e um produto excepcional”, completa a chef.

PUBLICIDADE
O artista plástico juiz-forano D’ Anestis expõe até o fim de julho na Pousada Pasto do Lambari (Foto: Divulgação)

Para os “risoteiros” (como a repórter, aficionada pelo prato), haverá um de cordeiro com raspas de limão-rosa de Ibitipoca, já que “os pés estão carregadinhos”, como diz a chef. O prato tem uma releitura da hortelã, acompanhamento clássico do cordeiro, que virá em esferas, uma brincadeira com a vertente molecular. O menu também terá um risoto de pupunha com tomatinhos cereja confit e crocante de pinhão, outro produto de época e característico da região.

A programação começa às 14h e vai até as 22h, nos vários ambientes da pousada. De 14h30 às 18h, serão realizadas palestras e degustações de vinhos e queijos artesanais. “O doce sabor do encontro com o vinho”, ministrada por Flávio Gomes instrutor de formação profissional do Senac abre a sessão, seguida pela apresentação “Miolo – A paixão pelo mundo fascinante do vinho”, com Daniel de Siqueira Ferreira, sommelier, enólogo e consultor de vinhos. Paulo Bittar, produtor rural e queijeiro do Laticínio Fazenda Serra Boa Vista, de Manejo, Lima Duarte, fala sobre o “Parmesão da Mantiqueira”, e Alexandre Gustavo da Silva, técnico em laticínios e afinador artesanal de queijos, fecha com a palestra “Queijos mineiros artesanais: Principais características e regiões produtoras”.

PUBLICIDADE

Música, arte e gastronomia

Programação terá expositores de queijos, geleias, pães e produtos diversos (Foto: Divulgação)

O encontro terá também uma programação cultural bem recheada. Para começar, o evento marca a abertura do 19º Ibitipoca Jazz Festival. Na agenda musical, haverá apresentações do violinista André Ravi e o jazz de Hérmanes Abreu com Dudu Lima Trio. A ceramista juiz-forana Adriana Lopes terá suas peças expostas e à venda durante todo o cronograma. A artista trabalha com peças personalizadas para hotéis, restaurantes e bistrôs e compõe ambientações de interiores em parceria com arquitetos.

Chefs Beto Zaiden e Ana Paula Esteves assinam cardápio de risotos e massas feito com produtos da estação e da região (Foto: Divulgação)

Outro destaque será a exposição do artista plástico D’ Anestis, com telas das séries “Natureza etílica” e “Cósmica”, além de duas esculturas. Os quadros ficarão até o final de julho na Pousada Pasto do Lambari. Juiz-forano, D’Anestis fez carreira na Europa nos anos 1970 e percorreu diversos países com seu trabalho nos mais de 30 anos em que viveu no exterior. As diversas paisagens do continente inspiraram muitas séries de sua arte. De volta ao Brasil, o artista fixou residência em Ibitipoca, onde mantém um charmoso ateliê.

PUBLICIDADE

Os pacotes para o 1º Encontro Enogastronômico de Ibitipoca podem ser adquiridos no site www.bilhetecerto.com.br, e o telefone para reservas e informações é (32) 98411-8240.

Sair da versão mobile