Começa na próxima quinta-feira, 20, o Festival Deguste On-line, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel- Zona da Mata), reunindo 24 restaurantes e bares até o dia 3 de outubro. O objetivo é chamar atenção dos consumidores para a gastronomia local e promover a volta aos estabelecimentos. Além de fomentar o delivery, a ideia é que as pessoas se sintam confortáveis no ambiente físico, com todas as medidas de segurança adotadas. A divulgação será feita através da página no Instagram da Abrasel, e o evento tem apoio do Grupo Solar de Comunicação, assim todos os vídeos também serão postados na plataforma da TMTV.
Nas produções audiovisuais, os donos dos restaurantes vão apresentar o passo a passo das receitas e demonstrar como é feita a higienização do local, deixando claro para os clientes como será essa recepção na volta aos espaços. Segundo a presidente da Abrasel/ZM, Francele Galil, o Deguste On-line tem o foco de levar a comida até o cliente de forma segura. “Nós queríamos repetir o sucesso do JF Delivery, que aconteceu em abril. A gente sabe que, com a pandemia, passou a existir um ‘novo normal’ na alimentação. É uma oportunidade de os associados mostrarem esse novo trabalho e o investimento no delivery, além de reforçar a manutenção da qualidade dos produtos, com o mesmo nível e padrão dos pratos servidos em cada estabelecimento.”
Na apresentação, o cliente vai observar algumas características específicas, como suculência, temperos, cor, qualidade dos produtos e protocolos de preparação. O festival proporcionará ao consumidor um “olhar nos bastidores”, para que ele se sinta confortável e volte a frequentar as casas associadas, ajudando na potencialização do faturamento. “A marca Deguste é genuinamente da Abrasel. Sempre tivemos esse festival gastronômico, só que de outra forma. Ele era um ‘braço’ do JF Sabor. Por isso, nossa expectativa é muito alta nos resultados em relação a esse movimento”, afirma Francele.
Entre os estabelecimentos participantes estão: Artê, Asadero, Barril, Batata de Mola, Bistrô Quatro Estações, Camarão Rei, Caneca Zero Grau, Chimarron, Coliseu Pizzaria, Costelaria do Zé, Espeto & Cia, Estação Grill, Forneria Espaço Café Central, Japa Hall, Mary Milk, Picanha, Pimenta & Pinga, Pró-Copão, Santa Maria Forneria, Sapore Pizzaria, Singularidade, Soberano, Sublime!, Sushi Rão e Trem da Terra.
Oportunidade
Para a gerente de vendas do restaurante Costela do Zé, Juliana Assis, participar do evento é uma oportunidade para mostrar o trabalho feito no local. “Para a Costelaria, é importante estar presente em mais um festival organizado pela Abrasel, pois essa iniciativa coloca o nosso restaurante junto aos melhores da cidade, fortalece a nossa marca e o trabalho desenvolvido neste período de pandemia, que foi quando começamos a trabalhar com delivery e entramos para os aplicativos de venda on-line. O Deguste também nos traz mais uma oportunidade de levarmos aos nossos clientes uma novidade gastronômica da Costelaria.”
Bárbara Alves Dominato, proprietária do Procopão, destaca que a iniciativa ajuda a movimentar o nome do estabelecimento e a divulgar os petiscos. “É importante que nosso público possa ver que estamos ativos, criando novos pratos, trabalhando de forma segura e, que, gradativamente, de acordo com as deliberações municipais, vamos poder voltar a atendê-lo nos próprios estabelecimentos. Sempre participamos dos festivais gastronômicos organizados pela Abrasel e sabemos da importância, principalmente nesse momento, do cooperativismo e da união. Vamos lançar no Deguste a ‘Parrilada Mineira’, que reúne três opções de carne com nosso toque mineiro, a banana frita e o queijo de minas. Apostamos que nossos clientes vão gostar”, diz.