Ícone do site Tribuna de Minas

Prato russo para o almoço

jantar russo olavo e1530807100880
Chef optou por massa recheada e frango empanado e também recheado para representar a gastronomia russa (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

A Rússia está na boca do mundo há semanas e joga neste sábado (7) contra a Croácia. Mesmo quem não dá muita bola para futebol (trocadilho não pretendido), vez ou outra se vê em uma roda de papo em que a Copa é o assunto, ou ligando a TV e trombando com algum jogo ou cobertura sobre as partidas. Para entrar no clima do jogo de hoje, a Tribuna resolveu trazer mais da Rússia à boca do povo, literalmente, e pedimos ao chef Jhonata Reis que preparasse uma refeição típica do país. A opção é pelmenis e frango à Kiev.

(Foto: Olavo Prazeres)

Os pelmenis são uma massa recheada que lembram os raviolis italianos, que são servidos como prato único ou acompanhado de uma proteína, no caso da opção do chef Jhonata, o frango à Kiev. Mais popular, o tentador frango é enrolado como se fosse um rocambole, recheado, empanado e frito, lembrando um cordon bleu, mas com recheio de manteiga de ervas. “Escolhi estes dois porque têm mais a ver com o paladar do brasileiro. Mas a culinária russa tem peculiaridades, diferentemente da nossa, que ainda valoriza muito a carne. Eles usam legumes em abundância: cenoura, beterraba, entre outros. A gastronomia tradicional e mesmo a alta gastronomia dão muito valor ao produto da terra. Além disso, eles usam muito menos sal que nós. Mas os doces são como os nossos, superdoces mesmo (risos)”, pontua ele, formado em gastronomia pelo CES.

PUBLICIDADE

Para um preparo sem erros, o chef dá algumas dicas. “É bom não abusar do recheio nos pelmeris, para garantir que eles fiquem fechadinhos. O recheio tradicional é de carne, mas como a massa é muito versátil, dá para rechear com quase tudo, inclusive com opções veganas e vegetarianas, até porque dá para fazer a massa sem ovo, só com água e farinha. Já o frango não precisa ser empanado com panko, pode ser com farinha de rosca comum”, orienta.

PUBLICIDADE

Almoço russo

por Jhonata Reis

(Foto: Olavo Prazeres)

Pelmeni

Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
¾ de xícara de água
Sal a gosto

PUBLICIDADE

Recheio
150g de carne bovina
150g de carne de porco
50g de manteiga
Noz-moscada a gosto
2 a 3 colheres (sopa) de creme de leite
1 unidade de cebola picada
Sal e pimenta a gosto

Molho
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal, sálvia e pimenta-do-reino a gosto

PUBLICIDADE

Modo de preparo

Comece pelo recheio. Passe as carnes duas vezes pelo moedor com a manteiga e noz-moscada. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Coloque o creme de leite e a cebola e misture bem para juntar os sabores. Reserve.

Para a massa, peneire a farinha e no centro faça um buraco e coloque a água, o ovo e o sal. Sove bem a massa, deixe-a descansar de 20 a 30 minutos, coberta com um pano úmido. Abra com ajuda de um rolo ou cilindro, deixando-a bem fina, e corte com a ajuda de um aro de círculos pequenos. Recheie com a carne, deixando uma borda para conseguir fechar a massa. Para firmar bem, passe água nas bordas antes de fechá-las.

PUBLICIDADE

Para o molho, derreta a manteiga em uma frigideira coloque a sálvia e salteie os pelmenis já cozidos como macarrão (al dente), acerte o sal e a pimenta e sirva.

Frango à Kiev

Ingredientes
1 peito de frango
5 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho
Suco de 1 limão
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de farinha Panko
1 ovo batido
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cebolinha e salsinha a gosto
Óleo para fritar por imersão

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Corte o peito de frango já limpo, abrindo na metade e deixando-o em um bife fino. Deixe-o no suco de limão, sal e pimenta por 1 hora na geladeira. Em uma tigela, coloque a manteiga, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta e misture. Depois, retire o frango da geladeira e seque com papel-toalha. Passe a manteiga por todo o bife, exceto a dois dedos da borda Enrole o frango como se fosse um rocambole. Para empanar, use três pratos: um com farinha de trigo, outro com o ovo batido e o terceiro com a farinha panko. Passe o frango na farinha de trigo, no ovo e na panko. Leve para fritar em uma frigideira com óleo quente (não muito quente, para deixar que o frango cozinhe), deixe dourar e sirva.

Sair da versão mobile