Ícone do site Tribuna de Minas

Pratos clássicos e contemporâneos na ceia de Natal

capa
SPA 5664
Clássico tender com cravos e molho de laranja kinkan. (Fotos Studio Photo Aluizio)
PUBLICIDADE

Quando as lojas começam a se enfeitar com pisca-piscas e o “Jingle Bells” passa a tocar em looping infinito nos shoppings, a gente sabe que o Natal está por perto. Para quem adora festejos em que se come bem, é também a época de já pensar nos deleites da estação. Para o chef do Fatima Buffet, Thiago Caiafa, a tradição é um dos elementos que torna certos pratos e ingredientes festivos e faz deles habitués das ceias natalinas. “Mas existe a tradição da sociedade como um todo e a de cada família, que vai criando seus próprios costumes gastronômicos”, aponta ele.

Trazendo um pouco destas duas correntes, o Fatima Buffet sugere uma ceia completa, das entradas à sobremesa. Para abrir os trabalhos, o sous-chef Altemar Severino e as colaboradoras Sirley e Rafaela indicam antepastos fáceis e rápidos, para ninguém passar tempo demais na cozinha e perder o bochicho das festas. A primeira é uma burrata ao pesto com salada quente de tomate e berinjela assada. “É uma receita leve e que combina bem com os tradicionais espumantes”, diz Altemar. “Além disso, a cor dos ingredientes remete ao Natal: branco da burrata, vermelho dos tomates e verde do pesto”, acrescenta Caiafa.

PUBLICIDADE
<
>

Outra sugestão é o mini gratin de bacalhau servido em pequenas porções. “O bacalhau não pode faltar e nesta proposta tem um toque de delicadeza, além de permitir um preparo antecipado e ser muito apetitoso”, destaca Altemar. Ainda como entrada, uma boa pedida são verrines, comidinhas servidas em camadas, em copos ou taças, e frias. “Ficam lindas, nosso escolhido é o de salmão com cream cheese pela cor e devido à possibilidade de misturar outros ingredientes e sabores diferentes, um luxo!”, afirmam Rafaela e Sirley. Caiafa sugere também quiches com recheios variados. “No Natal sempre tem uma torta, um empadão, a torta da vó ou da mãe.”

PUBLICIDADE

Como prato principal, reina a carne suína, escolha bem típica das ceias. Os auxiliares de cozinha Webert e Wallace escolhem um tradicional pernil servido pururucado, com um leve e refrescante vinagrete de frutas. “O leitão é bem típico mas dá muito trabalho para assar porque não cabe em qualquer forno. Então a dica é comprar o pernil com pele, que depois de pururucada fica crocante como um torresmo”, explica o chef do buffet. Outra sugestão é o clássico tender com cravos e molho de laranja kinkan. “Não pode faltar uma farofinha natalina rica, com base de farinha de milho, castanhas variadas e damasco. O arroz pode ser mais glamoroso, com amêndoas e espumante”, sugere Caiafa.

Para encerrar o banquete, a dica de Rafaela e Sirley é o cheesecake de frutas vermelhas, pela popularidade e pela intensidade da cor, “aguça todos os sentidos”, dizem elas. Confira a receita para dar uma bossa à sua ceia.

PUBLICIDADE

Fatima Buffet
Rua José Manoel Ribeiro 80 – Aeroporto. 3250-7150
www.fatimabuffet.com.br

Cheesecake de frutas vermelhas

PUBLICIDADE

Ingredientes

Cheesecake
620g de cream cheese
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
180g de açúcar refinado
20g de farinha de trigo

Massa
5 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 1/2 pacote de biscoito maria

PUBLICIDADE

Calda de frutas vermelhas
100g morango
100g amora
100g mirtilo
100g amora
150g açúcar cristal

Modo de preparo

Triture os biscoitos no processador ou liquidificador. Acrescente a manteiga e disponha no fundo de uma assadeira. Pressione bem essa “farofa” até aderir bem. Reserve. Para a calda, misture tudo e leve ao fogo. Após abrir fervura, marque 5 minutos e desligue. Deixe refrigerar bem antes de servir.

PUBLICIDADE

Bata o cream cheese na batedeira até amaciar bem. Aos poucos, adicione o açúcar, a farinha de trigo e a baunilha em velocidade baixa. Adicione os ovos, um a um. Misture até que fique homogêneo. Despeje o creme de cheesecake na fôrma com a massa. Asse a 170º C por aproximadamente uma hora ou até ficar firme na superfície e levemente cremosa internamente. Leve para gelar por pelo menos 6 horas antes e sirva com a calda de frutas vermelhas por cima.

 

Sair da versão mobile