Ícone do site Tribuna de Minas

Chupeta e mamadeira: tudo no tempo certo

PUBLICIDADE


Muitas crianças têm apresentado dificuldades na alfabetização. Parece que não estão prontas para esse novo mundo, letrado; algumas não demonstram interesse pela descoberta dos símbolos  contidos nos livros, outras têm dificuldades em integrar e dar significado às sílabas e letras,  apesar de  discriminá-las,   negando-se  à mudança de status que os pais as colocaram…

Muitas famílias têm prolongado o uso da chupeta e da mamadeira:  esta é uma das causas!

PUBLICIDADE

Existe uma estreita relação entre a manutenção da chupeta e da mamadeira e a dificuldade na alfabetização!

PUBLICIDADE

Estes objetos cumprem um papel muito importante no período sensório motor, que vai dos 0 aos 2 – 3 anos. Nessa fase a inteligência trabalha com as percepções (sensório) e com a ação (motor), tendo a boca como importante instrumento de aprendizagem e representação ,  porque, através dela, as crianças  descobrem o mundo e experimentam sensações  de prazer , segurança e calma .

Porém ,a  permanência além da idade prevista por estudiosos, pode provocar trocas articulatórias na linguagem, fala infantilizada, modificação na posição dos dentes, comportamento imaturo, atraso no processo de leitura e escrita, intolerância à frustração, dependência com objetos e o não querer crescer.

PUBLICIDADE

Aprender a ler e a escrever representam um rito de passagem, uma transição entre a dependência e a autonomia,  a fantasia e a realidade; significa  ato de compreensão e maior domínio do espaço e de si mesmo, participação em um processo bidirecional: possibilidade de transformação do texto (mundo) concomitante à própria transformação.

Faz parte do processo natural de alfabetização o querer amadurecer e mudar, o desejo da criança de sair de determinada posição para outra, superior. Esse movimento retrata saúde psíquica e volitiva  e, por isso, é capaz de gerar desenvolvimento e aprendizagem..

PUBLICIDADE

Então, a dica importante é:

Não é saudável continuar a usar   a chupeta ea  mamadeira após os 3 anos. A experiência tem mostrado que não são os filhos, mas os pais que querem manter esses hábitos. O entendimento deve começar pelos adultos para chegar a provocar mudanças ( desenvolvimento e aprendizagem) nas crianças.

Sair da versão mobile