Ícone do site Tribuna de Minas

Botox: tratamento de rugas e marcas de expressão

PUBLICIDADE

Olá pessoal, eu sou a Dra. Laura Loures, dermatologista, e à convite das meninas, hoje vou conversar com vocês sobre um tema badalado e recorrente nos consultórios e na mídia. Como alguns de vocês devem ter visto, a Carol e a Marcela também aderiram ao tão comentado “Botox” (toxina botulínica) preventivo. Mas será que todo mundo deve fazer esse procedimento?

PUBLICIDADE

Muito se fala a respeito da melhor idade para realizar a aplicação da toxina botulínica, mas não existe uma resposta certa para esse questionamento, pois cada caso é um caso. Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem, e com o passar dos anos, essas contrações repetidas resultam nas rugas profundas, como as linhas da testa, os “pés-de-galinha” e as rugas entre as sobrancelhas.

PUBLICIDADE

Quando administramos doses pequenas da toxina diretamente no músculo responsável pela formação das rugas, ela tem a propriedade de relaxar a musculatura, diminuindo a força de contração e consequentemente suavizando os sulcos e linhas, e dando uma aparência mais descansada e rejuvenescida. Claro que a idade para começar a aplicação da toxina botulínica vai depender de quando cada pessoa começa a formar rugas. Cada um envelhece de uma forma e demonstra as primeiras rugas em pontos diferentes.

PUBLICIDADE

À partir do momento em que a ruga aparece, vale à pena investir na aplicação e retardar o processo de envelhecimento. Por isso, falamos que a toxina botulínica é mais preventiva que curativa.

PUBLICIDADE

Resultados da Carol (após 15 dias):

Resultados da Marcela (após 15 dias):

PUBLICIDADE

De qualquer forma, o exagero nunca é bem-vindo e pode resultar em efeito plastificado e sem expressão. Com o passar dos dias após a aplicação, a expressão vai ficando cada vez mais natural.

A beleza está cada vez mais vinculada à naturalidade e o objetivo deve ser realçar essa beleza individual sem que a pessoa perca sua identidade e características físicas. E o mais importante: evite excessos, mantenha bons hábitos, sorria. Viver bem reflete diretamente no seu corpo e ser feliz contagia e evita rugas!

PUBLICIDADE

Beijos,

Dra Laura Loures Tavares

CRM-MG 55670 Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora Pós-Graduada em Dermatologia pelo Hospital Naval Marcílio Dias – Rio de Janeiro Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Atendimento: Clínica Dermacenter Centro Dermatológico

R. Prof. Benjamin Coluci, 130 – Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-600

Telefone: (32) 3215-8087

Sair da versão mobile