Quem não gosta de aproveitar o verão na praia, piscina, parque ou qualquer outro lugar ao ar livre, e sentir o calor gostoso do sol na nossa pele?
O que poucos sabem é que essa exposição solar, sem proteção adequada, causa danos na nossa pele que começarão a ser notados a partir dos 30 anos, em média.
A luz do sol, além de lesar o DNA das células da pele, danifica as fibras de colágeno e elastina de forma irreversível. Todos esses danos, ao longo de anos, causam manchas, vasinhos e flacidez. Peles mais claras, normalmente, sofrem mais com os danos do sol e, por isso, precisam de mais cuidado.
Mas não é só o nosso rosto que sofre com o fotodano, não. Muitas pessoas protegem o rosto, usam filtro solar diariamente, mas adoram manter o corpo sempre bronzeado. Entretanto, essa exposição ao sol, além de aumentar o risco de câncer de pele, também acelera o envelhecimento do nosso corpo.
Pessoas que se expõe muito ao sol, envelhecem mais precocemente e apresentam mais flacidez corporal e facial. De nada adianta procedimentos estéticos para melhora da flacidez , estimular a produção de colágeno, se “torramos” ele na praia ou piscina.
Ainda mais preocupante que os danos estéticos que o sol em excesso pode causar, é o risco aumentado de câncer de pele, uma vez que a radiação ultravioleta é a maior responsável pelo desenvolvimento desses tumores. Se detectado precocemente, pode ser curado com facilidade.
Quer curtir o verão com muito mais saúde? Use chapéus, camisetas e protetores solares; evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10 e 16h; use filtros solares diariamente e não somente em horários de lazer ou diversão; utilize um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo; reaplique o produto a cada duas horas; e procure seu dermatologista em caso de lesão suspeita.
Beijos,
Dra. Laura Loures Tavares
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Atendimento: Clínica Dermacenter Centro Dermatológico
Prof. Benjamin Coluci, 130 – Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-600
Telefone: (32) 3215-8087
CRM-MG 55670 / RQE 38782