Recebi uma DM no Instagram e agora? Espera, se você não sabe o que significa a sigla DM, o problema é maior do que eu imaginei.
Grande parte das micros e pequenas empresas brasileiras ainda não conseguiram entender a importância e a força das suas redes sociais. Encontramos diferentes casos de mau uso das ferramentas, desde a criação sem conhecimento e a má administração, até a falta de diálogo e aproximação com seu público. As empresas precisam entender que as redes sociais, na maioria das vezes, pode ser o primeiro contato entre o cliente com a marca e se a primeira impressão não for positiva, esteja preparado(a), corrigir essa imagem será uma tarefa difícil!
Suas redes sociais devem ser vistas com o mesmo carinho que você enxerga seu ponto de venda.
Fatores como organização, identidade visual, qualidade e atendimento, devem ser prioridade na construção da ferramenta, com atenção especial ao atendimento ao cliente.
Com o avanço das vendas online, devido a necessidade repentina de se adaptar a nova realidade que estamos vivendo, muitas marcas não investiram no treinamento de suas equipes, tendo como consequência uma imagem distorcida e corrompida da realidade.
Assim como é necessário dedicar atenção ao cliente presencial, no online não pode ser diferente.
Manter um relacionamento estreito faz toda a diferença, interagindo em suas postagens. Comentar, curtir chamar pelo nome, participar do dia a dia, responder de forma ativa e rápida suas mensagens aproxima o cliente da marca. Busque sempre migrar o atendimento da rede social para o WhatsApp corporativo da sua empresa, desta forma, você terá a oportunidade de ter acesso ao número do telefone e consequentemente inseri-lo em uma lista de transmissão organizada por perfil e áreas de interesse. Fique atento as mensagens por direct e as solicitações ocultas do Instagram – DM (Direct Mensagers), são vários os casos de mensagens sem respostas que ficam esquecidas nesta aba, agradeça e recompartilhe as marcações, mantenha o status do seu WhatsApp ativo com promoções e novidades, encaminhe ofertas e lançamentos para seus contatos, mas sem ser abusivo ou inconveniente. Participe de grupos e movimente seus stories diariamente mantendo sempre viva a lembrança da marca na mente do consumidor.
Lembre-se de que o atendimento online pode demandar um pouco mais de tempo e dedicação do que o presencial, mas também oferece diversas vantagens. Afinal, neste momento que estamos vivendo, seu ponto de venda mudou, deixou de ter uma metragem definida e ganhou a rede social. O céu é o limite para quem é criativo, proativo e eficaz!
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