Ícone do site Tribuna de Minas

Natal também exige cuidados com a alimentação

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

O Natal é uma data marcada pelas reuniões familiares, casas cheias e ceias caprichadas. Apesar de ser um momento bom de confraternização, a festividade merece alguns cuidados especiais, no que diz respeito aos hábitos alimentares.

PUBLICIDADE

 

Algumas ceias apresentam pratos calóricos, mas podemos aproveitar o melhor dessa época e também manter a forma. Criatividade é um fator importante para definir cardápio, preparo dos pratos e por consequência quanto vamos gastar com tudo isso.

PUBLICIDADE

 

Substituições podem ser feitas e são sempre bem-vindas. Pense em trocar as carnes vermelhas, embutidos, defumados, produtos industrializados e processados por carne branca, que é mais saudável. Podem ser aves ou peixes marinhos.

PUBLICIDADE

 

Os temperos naturais são uma ótima dica para realçar sabores, tais como: pimentas, açafrão da terra, alho, manjericão, coentro e tantos outros. E, para dar um toque especial, o azeite de oliva extra virgem.

 

PUBLICIDADE

As saladas podem ficar muito mais atraentes e vistosas se preparadas de forma original, com arranjos de cores. Cada vez mais somos seres visuais, atraídos pela apresentação dos pratos.

 

Doces podem ser substituídos por frutas da estação, apresentadas de maneira decorativa na mesa, como, por exemplo, com “carinhas” animadas, que pode ajudar a incentivar o consumo pelas crianças.

PUBLICIDADE

 

Acompanhamentos repletos de açúcares e corantes artificiais devem ser retirados e substituídos por pratos mais naturais. Aproveite o tempo de festas para unir mais as pessoas e trocar boas receitas, que contenham ingredientes naturais e mais nutritivos.

 

Refrigerantes, cervejas e sucos industriais cedem espaço para água de coco natural, sucos naturais e uma taça de vinho, caso haja opção também por bebida alcoólica.

 

Testar uma receita de sorvete caseiro, que não contenha leite e conservantes, mas, com a utilização de ingredientes naturais, pode ser uma forma muito boa de descobrir um jeito de obter toda semana um sabor diferente.

 

As festas de fim de ano não são pretexto para um clima de “vale-tudo”. Nosso organismo não trabalha bem com picos de consumo, seja de qualquer alimento. A regra é: consuma com moderação.

Sair da versão mobile