Em tempos de isolamento social, muitas pessoas estão relatando ansiedade devido à ociosidade. Com a ansiedade vem a vontade de beliscar o tempo todo. E o grande perigo é o alimento que está sendo usado de belisco.
Boas opções são as pipocas, os salgadinhos e os cereais integrais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, eles contêm uma quantidade interessante de antioxidantes saudáveis, chamadas de polifenóis. Os antioxidantes são ativos que combatem e neutralizam os radicais livres produzidos pelo organismo que atrapalham o funcionamento normal do corpo e causam prejuízos à saúde. Eles também atuam na pele, combatendo o envelhecimento e o aparecimento precoce de linhas de expressões, rugas e manchas.
Esse estudo mostrou que o consumo de alimentos integrais, seja em grão ou farinha, reduz o risco de certos tipos de câncer, doenças coronárias e obesidade. Eles contêm vitaminas, minerais e fibras, além dessas substâncias antioxidantes, que são um combo de saúde para o corpo. Inclusive, o nível de substâncias encontradas nesses grãos é bem semelhante ao que encontramos nas frutas e legumes.
Nas pipocas, por exemplo, foi encontrado um número surpreendente de antioxidantes, a maior quantidade entre os outros salgadinhos de cereais integrais estudados. Além disso, a pipoca contém fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais como cálcio, ferro, zinco e cromo. Se consumida regularmente, ela pode trazer vários benefícios para a nossa saúde, auxiliando a diminuir o LDL (colesterol bom), a controlar o diabetes, prevenir alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce. Ela também pode melhorar o sistema circulatório, ajudar no sistema digestivo por conter muitas fibras e também auxilia no controle do peso, pois possui um valor calórico muito baixo. Uma xícara de pipoca, por exemplo, contém apenas 31 calorias.
Embora os resultados tenham sido surpreendentes, a pesquisa utilizou o milho americano, mais natural. No Brasil, infelizmente, o milho passa por uma modificação genética e contém agrotóxicos. Por isso, é importante darmos preferência aos alimentos orgânicos a fim de evitar o consumo desses produtos tóxicos. A pipoca de microondas, vale salientar, não deve ser consumida, pois além do milho geneticamente modificado, ela contém sal processado e produtos químicos com a finalidade de preservar o sabor. Utilize, portanto, o milho de pipoca cru para preparar na panela ou na pipoqueira.
No preparo da pipoca evite fazer uso de margarina, manteiga e óleos de soja e canola. Dê preferência ao óleo de coco por que além de não trazer riscos à saúde, ele deixa na pipoca um sabor especial. Se optar por salgar, use o sal marinho e temperos como pimenta do reino, pimenta branca, orégano, alecrim, páprica, gengibre, açafrão, canela, enfim, o que você mais gostar.
Outras opções excelentes para servir de lanche são os chips de batata doce, que também é rica em antioxidantes e fortalece o sistema imunológico, e o grão-de-bico crocante, fonte de ferro, fibras e vitamina B12. Confira como preparar esses petiscos nas receitas abaixo.
O coco seco é um ótimo alimento para beliscar no dia a dia e faz muito bem para a saúde, pois contém ácido láurico, magnésio, ferro, cálcio, selênio, potássio, sódio, vitaminas do complexo B e vitamina C. O coco é rico em fibras, então auxilia na função intestinal, aumenta a energia e a imunidade, melhora o colesterol, ajuda no controle da pressão e dá saciedade por termos que mastigar bastante antes de engolir os pedaços. É muito rápido de fazer. Compre o coco seco e coloque no forno por 20 minutos para que ele comece a rachar. Depois, tire do forno e dê algumas batidinhas com o martelo para ele se soltar da casca, quebre em pedaços, coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira.
Outro alimento que geralmente jogamos fora e que serve de um ótimo petisco para esses dias de isolamento social é a semente de abóbora. Para preparar é muito fácil. Lave bem as sementes da abóbora, seque, coloque em uma assadeira e leve ao forno por alguns minutos. Tempere com um pouco de sal e ervas de sua preferência. As oleaginosas também são excelentes para beliscar. Elas são ricas em gorduras boas e ajudam o intestino a funcionar melhor por conterem fibras. Além disso, auxiliam no emagrecimento e na prevenção do envelhecimento. Nozes, avelãs, castanhas de caju, castanhas do Brasil, macadâmias, amêndoas, enfim, o que você mais gostar. O importante é matar a vontade de beliscar sem prejudicar a saúde com os snacks industrializados e cheios de gorduras trans, sódio e açúcares.
Vale lembrar que a ingestão de líquidos é muito importante, principalmente no momento atual. Beba bastante água, no mínimo 2 litros diariamente. Você também pode fazer águas saborizadas e abusar da água de coco natural e dos chás sem açúcares ou adoçantes.
CHIPS DE BATATA DOCE
Ingredientes:
– 01 batata doce
– 02 colheres (sopa) de azeite
– Sal marinho com ervas a gosto
Modo de preparo:
Faça lâminas bem finas de batata doce, tempere com azeite e sal a gosto. Coloque em um tabuleiro já forrado com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 5 minutos. Fique de olho para retirar as lâminas de batata doce enquanto elas forem dourando. Deixe esfriar e guarde num pote de vidro com tampa.
SNACK DE GRÃO-DE-BICO
Ingredientes:
– 250 gramas de grão-de-bico (deixe de molho por 24 horas, trocando a água por 4 vezes)
– Azeite para usar em alta temperatura (usar para untar a vasilha e umidificar os grãos com temperos)
– 01 talo de alecrim
– Ervas finas e páprica a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o gão-de-bico até que ele fique bem macio. Depois de cozido, escorra a água e coloque os grãos em uma vasilha. Tempere com azeite, ervas finas, sal marinho, se quiser, e páprica a gosto. Espalhe os grãos em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos. Durante esse tempo vá mexendo um pouco nos grãos para que todos fiquem dourados. Espere esfriar um pouco e sirva.