Ícone do site Tribuna de Minas

Como a alimentação pode impactar no seu humor

jovem sorridente em t shirt desenhada de bom humor com cabelos longos em branco 140725 14573
PUBLICIDADE

Você sabia que a alimentação pode melhorar o seu humor? Tudo depende dos nutrientes que você está ingerindo, pois eles interferem na produção de neurotransmissores, substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro. Um desses neurotransmissores é a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade e do bem-estar. Ela é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano que podemos encontrar nos alimentos.

A falta de triptofano e serotonina no organismo pode resultar em mau humor, cansaço, irritabilidade, depressão, sonolência e falta de ânimo e energia. Por isso, é ideal manter uma alimentação balanceada, rica nesse aminoácido, e o mais livre possível de alimentos processados e açucarados. Alimentos como o chocolate amargo acima de 70% cacau, por exemplo, estimulam a produção de serotonina e aumentam a produção de endorfina e dopamina, auxiliando no relaxamento do corpo.

PUBLICIDADE

A banana e a aveia sem glúten também são excelentes para estimular a serotonina, além de proporcionar mais energia e disposição ao longo do dia. Vegetais de folhas escuras como o brócolis, couve e espinafre, são ricos em magnésio, potássio e as vitaminas A, C e do completo B, elementos que mantém o sistema nervoso tranquilo e, consequentemente, menos estressado.

PUBLICIDADE

Sobre o estresse, a laranja, o maracujá e a jabuticaba são alimentos poderosos que combatem essa irritabilidade e evitam a fadiga, pois são ricos em vitamina C. Além disso, você pode potencializar a ação anti-estresse ingerindo oleaginosas, como castanhas e amêndoas. Os ovos também ajudam a manter o bom humor e são benéficos para a memória, assim como as sementes de girassol e abóbora, ricas em triptofano, que também atuam na regulação do sono.

Além de beneficiar o bom humor e dar mais energia, a ingestão de alimentos funcionais e saudáveis ajuda todo o nosso corpo a funcionar melhor. E não se esqueça de ingerir água, no mínimo dois litros, diariamente. Ela hidrata o corpo, ajuda a eliminar as toxinas e também favorece o bom funcionamento do organismo.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile