Ícone do site Tribuna de Minas

A mudança de estação | alimentação saudável no outono e inverno

PUBLICIDADE

Chegada de nova estação, mudança de temperatura, da paisagem; o friozinho que vai pedir bebidas quentes, agasalhos e outros cuidados com a nossa saúde. Ficamos mais reclusos, cresce a tendência de receber os amigos em casa e, portanto, de preparar alimentos apropriados para a ocasião.

PUBLICIDADE

Essas mudanças fazem parte da nossa vida e realmente adicionam uma renovação, por mais previsíveis e repetitivas que sejam. Gostamos de renovar os guarda-roupas, inventar alguma coisa nova de decoração.

PUBLICIDADE

Cuidado com o “Efeito Sanfona”

Quanto à alimentação, também procuramos novas receitas, reciclamos um pouco as conhecidas e gostamos de provar as novidades. O que precisamos lembrar é que o nosso organismo reage às mudanças de estação, porém quando abordamos a alimentação vale a recomendação: emagrecer para curtir o verão e literalmente se largar no inverno é uma opção errada. 

É comum ouvir que os quilinhos ganhos no inverno serão queimados no fim da primavera e começo do verão. Isso também é conhecido por efeito sanfona. Nada recomendável do ponto de vista da nossa saúde. Essas condições de “engordar/emagrecer” periodicamente prejudica demais nosso organismo, por vezes sobrecarregam determinadas funções e podem causar danos permanentes.

PUBLICIDADE

Portanto, abusar no consumo de determinados alimentos, como o chocolate, e também de bebidas alcoólicas, com a desculpa de que o “tempo frio pede”, é uma forma equivocada de aproveitar um dos pontos prazerosos do inverno, então vamos refletir sobre nossa rotina de boa alimentação e procurar a melhor adequação para o tempo de frio. 

Aliar criatividade e bom senso é a saída para melhor aproveitar a estação. Mudança só se for para melhor. Em qualquer época do ano e da nossa vida.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile