Coluna 17 07:00:00-01-2013

Por Tribuna

FESTIVAL NO CHILE

Marcos Marinho levará o aplaudido espetáculo Meu dia perfeito para o 7º Festival Internacional de Teatro Itinerante, no Arquipélago de Chiloé.

Antes, a peça será apresentada em três cidades da Região dos Rios, também no Chile.

DE NOVO EM PRIMEIRO

O Cave comemora o primeiro lugar de medicina na UFJF e a maior nota do Enem em Juiz de Fora.

Pela pontuação, a aluna Thaís de Paula Terror passaria em qualquer universidade no Brasil.

SAX NA NOITE

Exímio saxofonista, Glauco Linx faz show amanhã no Bar Europa, misturando acompanhamento eletrônico e ritmos de jazz.

A noite musical faz parte do projeto Sax in lounge.

CHINESA NO PIAUÍ

A DJ Amanda Chang vai tocar nesta sexta-feira, na Pink Elephant, em Teresina (PI). No sábado, ela estará na Isla Privilège, em Angra, para embalar a festa de Jadde Jagger.

VOO LIVRE

Daisy Aguinaga, artista carioca que mora na cidade, faturou o concurso do Instituto Estrada Real com a poesia Nas casas do interior.

Entre os aniversariantes desta quinta, Môa Siqueira, Afonso Ribeiro da Cruz, Carlos Alberto Aarestrup Filho, Edinho Alvim e Marcos Lúcio Siqueira.

Faltam 16 dias para o pré-carnavalesco Noite Borbulhante. Reserva de mesas e camisetas-convite na CR-Nova (3215-3123).

A professora Nazaré Laroca participa do 48º Congresso Brasileiro de Esperanto, em Barra do Garças (MT).

Filha de Leda Norma e Wilson Acácio, Thaís Acácio está entre os formandos em psicologia pela UFJF, logo mais, no Pró Música.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Instituto Médico Psico-Pedagógico – Imepp, pelo telefone 3217-9917.

SESSENTÃO

O boa-praça Alberto Rihan recebe amigos e familiares para brindar seus 60 anos, hoje, no Sant’Antônio Bistrô.

CATEDRAL EM FOCO

Sobre a nota Ponto Final, a assessoria de imprensa da Secretaria de Obras informa que a escadaria que dá acesso à Avenida Rio Branco é de propriedade da Catedral Metropolitana, sendo de responsabilidade da mesma a sua recuperação.

Segundo a assessoria, a SO e a Empav (poda) dão manutenção apenas a duas igrejas: São Sebastião, por fazer parte do tombamento do Parque Halfeld, e à Igreja do Bom Pastor, integrante da Praça Dr. João Tostes.

APENAS UMA VEZ

Acantora juiz-forana Josy Oliveira, que esteve no BBB 9, não concorda com a volta de ex-participantes ao programa.

Os veteranos entram com certa vantagem. Além disso, o ‘reality show’ é para ser vivido apenas uma única vez e já deixa marcas demais. Ainda sinto reflexos, tanto positivos como negativos, comenta.

SAÍDA DO BAMBAM

Para ela, a saída do Bambam foi um exemplo forte disso: a exposição mexe significativamente com nossa estrutura, anseios e planos e o reencontro consigo mesmo é uma busca constante.

BAÚ DE MEMÓRIAS

Aequipe da Mais Filmes comemora a aprovação de dois documentários na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Cartas de Linhares e Nos Trilhos vão trazer à tona as memórias dos presos políticos durante a ditadura militar em Juiz de Fora e a trajetória de implantação da ferrovia no Brasil, respectivamente.

RITMO DE CARNAVAL

Mounira Haddad Rahme é a convidada especial deste ano do Bloco do Batom, presidido por Ana Braida. No desfile do dia 5, cerca de 60 mulheres vão homenagear a arte e a cultura da colônia sírio-libanesa.

Em contagem regressiva para a Noite Borbulhante, Arly Queiroz Sales e a filha Valéria Sales Oliveira, Graça Loures e Mônica Gomide.

As 74 inscrições para o concurso de marchinhas superaram as expectativas da Funalfa. A entrega do Prêmio João Cardoso está marcada para o dia 1º, no Fátima Buffet.

Aliás, ontem a Funalfa divulgou a programação do Corredor da Folia, do dia 30 a 3 de fevereiro. Na abertura, cortejo com Rio Maracatu e show da Banda de Ipanema, na Praça Antônio Carlos.

De Belo Horizonte, o jornalista Henrique Leal informa que nada tem a ver com o baile de máscaras, no Muzik. Henrique foi o criador do Bal Masque que, entre 1979 a 1997, abriu oficialmente o carnaval de Juiz de Fora.

RALLY PIOCERÁ

A bordo de um Pajero TR4, os juiz-foranos Bráulio Ferreira da Silva e Breno Rezende (equipe Casa do Telefone/Térmica/ Salvaterra Mitsubishi) voltam a encarar o Rally Piocerá.

A maior prova de regularidade do Brasil tem mil quilômetros, com largada dia 22, em Teresina, e chegada dia 25, em Fortaleza.

Nos últimos três anos, a dupla ficou em segundo lugar na categoria principal, a Super Master.

NAVIOS EM BÚZIOS

Quem circulou no último sábado pela Rua das Pedras, em Búzios (RJ), ficou perplexo com a quilométrica fila formada até o píer.

Eram os 3.780 passageiros do Costa Serena, que incluiu o famoso balneário em seu roteiro, e se preparavam para retornar ao navio.

TURISMO AL MARE

O grande sucesso do turismo náutico no Brasil tem reflexos em Búzios. Até o dia 28 de fevereiro, 12 navios farão 48 escalas na cidade, com um total de 125.614 passageiros.

TOQUE

De Saint-Hilaire:

A alegria é a saúde da alma.

ANTENADO

Enquanto não se dá uma solução definitiva para o problema, os flanelinhas vão ganhando espaço e, agora, evidenciam ousadia.

No início da Rua São Mateus e na Carlos Chagas, onde há duas padarias de grande movimento, eles já não pedem apenas um troco.

Acrescentam ao pedido um lanche.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Coluna 17 07:00:00-01-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

CLÁUSULAS DE BLOQUEIO

Ao votar, na última terça-feira, o projeto de lei que coloca fim às regalias na Câmara Municipal, os vereadores não só extinguiram o pagamento do 14º e do 15º salários, além da participação em reuniões extraordinárias, como dificultaram o retorno desse tipo de remuneração. Com a mudança, para que uma nova proposição sobre o tema possa voltar à pauta, precisará ser assinada ao menos pela maioria absoluta dos parlamentares. Já para que haja aprovação, deve ser antecedida por referendo popular e contar com voto favorável de dois terços dos vereadores. Em Brasília, a discussão passa pela mesma questão: o Senado está sendo pressionado a dar fim a benefício semelhante, e já há tendência nesse sentido. Os congressistas, porém, ainda não definiram data para discutir a matéria em plenário, mas isso deve ocorrer ainda este ano. A meta é evitar o desgaste do ano que vem, quando haverá eleição para assembleias e Congresso Nacional.

Aniversário

O Partido Verde está comemorando 27 anos com uma razão a mais para fazer festa em Juiz de Fora. Pela primeira vez, a legenda obteve uma cadeira na Câmara Municipal, com a eleição do vereador José Márcio Guedes. O PV, entre os fundadores nacionais, tem no juiz-forano Fernando Gabeira uma das figuras mais expressivas. Quando retornou do exílio, ele colocou a defesa do meio ambiente como uma de suas plataformas políticas e, com essa bandeira, chegou ao Congresso Nacional.

Comercial

Ao falar sobre seu périplo no Norte do país, onde teve encontro com o prefeito de Manaus, com o governador do Amazonas e com lideranças de Belém do Pará, o deputado Júlio Delgado destacou que está fazendo todo esse percurso em voo comercial. Havia sentido na afirmação, uma vez que seu adversário, Henrique Eduardo Alves, que esteve ontem em Belo Horizonte para encontro com o governador Antonio Anastasia, percorre o país a bordo de um jatinho de propriedade do deputado mineiro Newton Cardoso. A eleição para a presidência da Câmara vai ocorrer no dia 4 de fevereiro.

Lei do couvert

O Diário Oficial de Minas Gerais publicou ontem sanção do governador Antonio Anastasia ao projeto que trata da regulamentação da oferta de serviço de couvert em todo o estado. De acordo com a lei, originária do projeto do deputado Sargento Rodrigues (PDT), os restaurantes, bares e estabelecimentos congêneres que oferecem couvert serão obrigados a informar ao consumidor o preço e a composição do serviço em seu cardápio. Entende-se por couvert o serviço de fornecimento de aperitivos antes da refeição. O descumprimento implica penas estabelecidas no Código do Consumidor.

Na TV, não

Passou pela Comissão de Desporto, e encontra-se agora na Comissão de Ciência da Câmara, projeto do deputado José Mentor (PT-SP) proibindo o televisionamento do MMA, que se tornou febre na mídia e nos octógonos espalhados pelo mundo inteiro. O parlamentar não é contra a luta, mas acentuou que seu objetivo é impedir a propaganda de lutas agressivas e brutais que banalizam a violência pela violência, sem qualquer outra mensagem. Como a televisão é concessão do Governo, ele entende que o Estado pode impor tal restrição. O texto, porém, está longe de ir a plenário.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Coluna 17 07:00:00-01-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

CLÁUSULAS DE BLOQUEIO

Ao votar, na última terça-feira, o projeto de lei que coloca fim às regalias na Câmara Municipal, os vereadores não só extinguiram o pagamento do 14º e do 15º salários, além da participação em reuniões extraordinárias, como dificultaram o retorno desse tipo de remuneração. Com a mudança, para que uma nova proposição sobre o tema possa voltar à pauta, precisará ser assinada ao menos pela maioria absoluta dos parlamentares. Já para que haja aprovação, deve ser antecedida por referendo popular e contar com voto favorável de dois terços dos vereadores. Em Brasília, a discussão passa pela mesma questão: o Senado está sendo pressionado a dar fim a benefício semelhante, e já há tendência nesse sentido. Os congressistas, porém, ainda não definiram data para discutir a matéria em plenário, mas isso deve ocorrer ainda este ano. A meta é evitar o desgaste do ano que vem, quando haverá eleição para assembleias e Congresso Nacional.

Aniversário

O Partido Verde está comemorando 27 anos com uma razão a mais para fazer festa em Juiz de Fora. Pela primeira vez, a legenda obteve uma cadeira na Câmara Municipal, com a eleição do vereador José Márcio Guedes. O PV, entre os fundadores nacionais, tem no juiz-forano Fernando Gabeira uma das figuras mais expressivas. Quando retornou do exílio, ele colocou a defesa do meio ambiente como uma de suas plataformas políticas e, com essa bandeira, chegou ao Congresso Nacional.

Comercial

Ao falar sobre seu périplo no Norte do país, onde teve encontro com o prefeito de Manaus, com o governador do Amazonas e com lideranças de Belém do Pará, o deputado Júlio Delgado destacou que está fazendo todo esse percurso em voo comercial. Havia sentido na afirmação, uma vez que seu adversário, Henrique Eduardo Alves, que esteve ontem em Belo Horizonte para encontro com o governador Antonio Anastasia, percorre o país a bordo de um jatinho de propriedade do deputado mineiro Newton Cardoso. A eleição para a presidência da Câmara vai ocorrer no dia 4 de fevereiro.

Lei do couvert

O Diário Oficial de Minas Gerais publicou ontem sanção do governador Antonio Anastasia ao projeto que trata da regulamentação da oferta de serviço de couvert em todo o estado. De acordo com a lei, originária do projeto do deputado Sargento Rodrigues (PDT), os restaurantes, bares e estabelecimentos congêneres que oferecem couvert serão obrigados a informar ao consumidor o preço e a composição do serviço em seu cardápio. Entende-se por couvert o serviço de fornecimento de aperitivos antes da refeição. O descumprimento implica penas estabelecidas no Código do Consumidor.

Na TV, não

Passou pela Comissão de Desporto, e encontra-se agora na Comissão de Ciência da Câmara, projeto do deputado José Mentor (PT-SP) proibindo o televisionamento do MMA, que se tornou febre na mídia e nos octógonos espalhados pelo mundo inteiro. O parlamentar não é contra a luta, mas acentuou que seu objetivo é impedir a propaganda de lutas agressivas e brutais que banalizam a violência pela violência, sem qualquer outra mensagem. Como a televisão é concessão do Governo, ele entende que o Estado pode impor tal restrição. O texto, porém, está longe de ir a plenário.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.