Como o exercício físico pode te ajudar a prevenir doenças respiratórias

Por Monise Glatzl

A chegada do outono está muito associada ao aumento das doenças respiratórias. Vários fatores contribuem para que isso aconteça. Com a diminuição das temperaturas as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados, com pouca circulação de ar facilitando a propagação de vários vírus.

Outra questão é que além da queda na temperatura, a umidade dp ar também cai, o que pode ressecar as vias respiratórias tornando-as mais vulneráveis. E muito importante falar aqui que não é o frio que causa a doença, mas sim o vírus que se propaga com mais facilidade nesse clima.

Medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar maiores consequências, ou seja, a vacinação contra gripe, a manutenção de higiene pessoal como lavar as mãos após utilizar lugares públicos ou antes de se alimentar e deixar o ambiente mais ventilado e arejado vão ajudar a prevenir o vírus.

Praticar exercício de forma regular é essencial
Praticar exercício de forma regular é essencial

Outra questão primordial é manter seu sistema imunológico forte. Uma alimentação saudável baseada em verduras, legumes, frutas e carnes magras irá ajudar seu organismo a funcionar melhor e manter a saúde em geral.

Não podemos esquecer da hidratação, manter-se hidratado vai te auxiliar ao não ressecamento das vias respiratórias e também prevenir infecções.

Para completar o fortalecimento do seu sistema imunológico e, assim, melhorar sua saúde, o exercício físico entra como campeão de combate porque melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte de células para combater infecções, melhora a capacidade pulmonar e função respiratória fazendo as vias aéreas ficarem mais eficientes, ajuda na manutenção do peso, pois o excesso de peso sobrecarrega todo o organismo inclusive os pulmões.

Praticar exercício físico de forma regular é essencial

Praticar exercício de forma regular é essencial, mas nessa estação é preciso tomar alguns cuidados como escolher horários adequados de maior umidade e menor poluição, manter-se hidratado para evitar o ressecamento das vias aéreas, realizar aquecimento antes de iniciar os treinos para evitar lesões.

Ao seguir essas recomendações você estará em maior segurança para realização dos exercícios e com sistema imunológico mais forte para enfrentar os males do outono.

 

Monise Glatzl

Monise Glatzl

A professora Monise Glatzl é formada em Educação Física pela UFJF e pós-graduada em atividade física em saúde e reabilitação cardíaca. Atua na área há mais de 10 anos sempre prezando pelo desenvolvimento do bem-estar físico e, consequentemente psíquico - emocional das pessoas. Acredita no exercício físico como um dos maiores remédios para a humanidade! CEO do Glatzl Eletrofitness, atualmente é responsável pela área administrativa e treinamento de equipes, sempre prezando pelo melhor atendimento, satisfação e resultado do cliente! Também é sócia técnico administrativa do EVEXIA Centro de Treinamento, busca sempre o desenvolvimento personalizado e humanizado através de exercícios físicos entregando o que há de mais importante para as pessoas: melhorar a sua própria vida através da saúde!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também