Primeira vez na praia com o bebê? Confira dicas essenciais
Com a chegada do verão e das férias escolares, é comum que as famílias programem uma viagem à praia. Mas, se você tem bebê pequeno, precisa seguir algumas recomendações para que o passeio não se transforme em preocupação.
Foto: Reprodução
Não há uma idade mínima para levar uma criança à praia, mas é importante tomar precauções para proteger a pele sensível dos pequenos. A recomendação é evitar levar bebês com menos de 6 meses.
Foto: Reprodução
Outro ponto é que os bebês só devem ir à praia em horários de menor radiação solar, ou seja, antes das 10h e depois das 16h. E a exposição ao sol não deve durar mais de 15 minutos.
Foto: Reprodução
O uso de protetor solar não é indicado para crianças com menos de 6 meses. Nesses casos, os pequenos devem usar roupas específicas com fator de proteção aplicado no tecido (preferencialmente as de manga longa). O ideal é procurar a sombra de quiosques ou árvores, pois protegem mais que a do guarda-sol.
Foto: Reprodução
Os que já completaram o sexto mês de vida podem usar protetor com filtro físico. Também conhecido como protetor solar mineral, esse é um produto que contém ingredientes como dióxido de titânio e óxido de zinco em sua formulação, minerais capazes de refletir e dispersar os raios ultravioleta com menor risco de causar irritação na pele sensível da criança.
Foto: Reprodução
É extremamente importante garantir que o bebê esteja bem hidratado e tenha acesso a alimentos seguros na praia. Uma boa dica é levar de casa aquilo que ele esteja acostumado a comer. E a hidratação deve ser constante.
Foto: Reprodução
A areia da praia pode esconder alguns riscos, especialmente para crianças pequenas. É ali onde ficam, por exemplo, larvas causadoras do bicho geográfico (larva migrans cutânea), oriundas das fezes de animais. A orientação é aplicar o repelente após o protetor para garantir a eficácia de ambos os produtos. Vale a pena ainda usar barreiras físicas, como mosquiteiros.
Foto: Reprodução
Os responsáveis devem ficar atentos ainda à ingestão de areia pelos pequenos, pois essa também pode ser uma via de contaminação por parasitas. O ideal é que bebês brinquem supervisionados e sobre alguma superfície, como lençóis, cangas ou toalhas.
Foto: Reprodução
Embora não exista recomendação formal sobre isso, a maioria dos pediatras sugere evitar nadar no mar antes dos 6 meses pelo risco de exposição a patógenos na água.A partir de 1 ano, o banho de mar é liberado, mas é importante supervisionar constantemente e garantir que a água esteja sem sujeira aparente. Busque informações sobre a qualidade da água nas praias da região onde você estiver.