Foto: Pexels
O crescente número de animais de estimação nos lares brasileiros e a relação cada vez mais próxima entre humanos e pets acende o alerta para a importância da adoção de medidas preventivas com a saúde e a segurança dos animais.
Foto: Unsplash
No ambiente doméstico, nos passeios ou durante o atendimento veterinário, a atenção e a prevenção são essenciais para evitar riscos e acidentes.
Foto: Unsplash
Além disso, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, mamonas, sagu-de-jardim, lírios, azaleias, filodendros, hera inglesa, ciclames e samambaias são algumas plantas que oferecem perigo.
Foto: Unsplash
Qualidade e segurança hospitalar Outra medida importante é contar com atendimento qualificado e especializado para o animal de estimação. Buscar referências sobre profissionais de saúde e estabelecimentos veterinários próximos para casos de emergência garantem maior segurança para o pet e o tutor.
Foto: Unsplash
Para quem tem gatos, as melhores opções são clínicas e hospitais com consultórios e internações específicas para felinos. Já os pets não convencionais devem ser atendidos por médicos-veterinários especializados.
Foto: Unsplash
Atenção com alimentos e produtos tóxicos Chocolates, uvas, sal, temperos em geral e alimentos gordurosos prejudicam a saúde ou colocam a vida do animal em risco, conforme a quantidade ingerida.Produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos também devem ser mantidos em locais seguros.
Foto: Unsplash
Por fim, anote outras dicas mais importantes: - Deixe seu animal sempre com placa de identificação; - Não deixe fios, tomadas, carregadores, baterias e pequenos objetos ao alcance dos animais; - Ao transportar seu pet, use caixas de transporte ou peitorais com cinto de segurança; - Só ofereça brinquedos adequados ao tamanho do animal para evitar ingestão ou engasgos.
Foto: Unsplash