Foto: Unsplash

Saiba quais foram as finais de Libertadores disputadas entre times do mesmo país

A Copa Libertadores, principal competição do futebol sul-americano, é disputada desde 1960. De lá pra cá, 64 finais foram realizadas, sendo apenas seis delas entre equipes do mesmo país. Neste ano, Atlético-MG e Botafogo irão protagonizar a sétima decisão entre conterrâneos.  

Foto:  Vitor Silva/Botafogo

A primeira final entre times do mesmo país aconteceu em 2005, entre São Paulo e Athletico-PR. No jogo de ida, empate por 1 a 1 no Estádio Beira-Rio. Já na partida de volta, o Tricolor Paulista goleou o Furacão por 4 a 0 no Morumbis e conquistou o seu tricampeonato da Libertadores. 

Foto:  Reprodução/Instagram

Em 2006, novamente uma final brasileira na Libertadores, mas desta vez disputada entre São Paulo e Internacional. Na partida de ida, no Morumbis, o Colorado venceu por 2 a 1. Jogando em casa, a equipe gaúcha segurou o empate em 2 a 2 no Beira-Rio e conquistou a competição pela primeira vez na história.

Foto: Reprodução/Instagram

A Libertadores voltou a ter uma final entre equipes do mesmo país apenas em 2018. Na última vez que a decisão foi realizada em jogos de ida e volta, Boca Juniors e River Plate se enfrentaram pela Glória Eterna. Na primeira partida, empate em 2 a 2 em La Bombonera. 

Foto:  Reprodução/Instagram

O segundo confronto foi disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, com vitória Millonaria por 3 a 1 na prorrogação, que conquistou pela quarta vez o torneio. 

Foto:  Staff Images/Conmebol

No dia 30 de janeiro de 2021, Palmeiras e Santos se enfrentaram pela final da edição de 2020 da Libertadores, adiada devido a pandemia de COVID-19. Em um Maracanã vazio, o gol de Breno Lopes aos 52 minutos do segundo tempo deu o segundo título ao Palestra. 

Foto:  Alexandre Battibugli /FPF

Em 2021, no Estádio Centenario, em Montevidéu, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram na decisão. O atual campeão da Libertadores abriu o placar com Raphael Veiga, Gabriel empatou para o rubro-negro, e Deyverson, na prorrogação, aproveitou a falha de Andreas Pereira para dar o terceiro título da competição a equipe paulista.  

Foto:  Cesar Greco

Após o vice-campeonato em 2021, o Flamengo voltou a disputar a final da Libertadores no ano seguinte, em 2022, desta vez contra o Athletico-PR. Com gol de Gabriel, o rubro-negro carioca venceu por 1 a 0 e ficou com a taça pela terceira vez em sua história.

Foto: Marcelo Cortes

Criação: Vinicius Soares Imagens: Unsplash, Reprodução/Instagram, Staff Images/Conmebol, Alexandre Battibugli/FPF, Cesar Greco e Marcelo Cortes