Carnes defumadas ao ponto de dar água na boca

São Bartolomeu apresenta cardápio com processo artesanal de defumação de carnes

Por Airton Soares

No último domingo, dia 10 de fevereiro, aconteceu o “Smoked Sunday” lá no gastrobar São Bartolomeu. Como eles mesmos disseram, foram servidos vários tipos de carnes defumadas “ao ponto de dar água na boca”.

O processo de defumação artesanal foi gerido pelo chef e sócio do Bartô Rafael Barbosa Queiroz, o Rafão, já famoso pela criação de vários dos excelentes pratos da casa, e deu um bocado de trabalho para chegar ao resultado perfeito: algumas carnes precisam de mais ou menos tempo de defumação, mas todas precisam da atenção, que continua na hora do preparo, fazendo com que o chef fique horas a fio acompanhando tudo, para que o sabor desejado seja alcançado com sucesso. E isso foi para mais de oito horas, viu?!

E o que eu vi e comi por lá?

Foram servidos, naquele dia, os seguintes pratos: Sorrentino de copa lombo defumado com molho branco; Risotto de costela bovina defumada, tomate cereja assado e cogumelo paris; Trio de defumados, legumes confitados, acompanhados de fritas; Sanduíche de acém defumado, alface americana, queijo meia cura, chimichurri e maionese da casa.

Sou um tanto “espaçoso” no que diz respeito ao tamanho, mas não seria possível comer de tudo, pois os pratos são generosos e muito bem servidos. Por conta disso, escolhi o trio de defumados e o sanduíche de acém para sentir o resultado desse demorado, mas consequentemente delicioso, processo de defumação artesanal.

plasc barto1

Pois o trio chegou com uma linguiça fina, bem saborosa; a costela bovina estava com aparência e o sabor de um autêntico churrasco texano; já a costelinha suína veio num pedaço carnudo e de pouca gordura, e foi ela quem adquiriu, com louvor, o belo sabor esfumaçado. Uma beleza, que ficou melhor ainda com os legumes confitados: cebola, cenoura, abobrinha e berinjela. As batatinhas finas e cobertas de ervas foram bem-vindas também e desceram melhor ainda com o chope Red Ale da casa.

Já o sanduba foi servido num pão francês crocante (eu acho que todo sanduíche deveria ser preparado com esse pão, fica formidável) com o acém finamente fatiado. O Rafão me contou que, depois de fatiada, essa carne ainda é finalizada no próprio suco para dar o toque final de sabor. Aqui ela ainda é coberta com queijo meia cura que, como eu, “se derreteu” todo pelo acém. A alface americana deu aquele “crunch” na hora da mordida, e o resultado final não poderia ter ficado melhor!

O evento de carnes defumadas lá no São Bartolomeu é mensal, e ele vai rolar novamente em março, em data a ser definida. Então, fique atento à fanpage do São Bartolomeu e siga os perfis nas redes sociais do @butecosdejf para não perder o próximo Smoked Sunday! Vamos juntos?!

São Bartolomeu

Rua São Mateus 41 – Bairro São Mateus. Te.: 3025-5867

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também