Exposição “Faceless People” (pessoas sem face)

Por Tribuna

25/06/2018 às 12:03hs - Atualizada 10/07/2018 às 02:41hs

Exposição “Faceless People” (pessoas sem face)
Exposições
Data Data
De 26/07/2018 até 26/08/2018
Horário Horário
De 18:00 às 21:00
Local Local
OAndarDeBaixo - Rua Floriano Peixoto, nº 37 - Centro
Cidade Cidade
Juiz de Fora
Valor Valor
entrada gratuita, visitas de quinta a domingo
Contato Contato
(32) 9148-1236
Site Site
http://www.kem.art.br/?portfolio=faceless
Sobre o evento Sobre o evento

Estamos sendo observados. Nas ruas das cidades. Nas galerias comerciais. Nas faculdades, bares, centros culturais. Não importa para onde você está indo, muito provavelmente, vai existir uma câmera lá para te observar. Ou te vigiar. O que pode ser acolhedor e sinal de segurança para uns, é opressor para outros. Com a proposta de discutir esta enorme presença de câmeras em uma sociedade cada vez mais visual, o artista Rafael Ski inaugura a exposição interativa “Faceless People” (pessoas sem face) n’ OAndarDeBaixo, no dia 26 de julho, a partir das 18h. Entrada gratuita.

A existência de câmeras de vigilância em espaços de convivência social já foi e continua sendo tema de muito debate. O assunto é sim complexo e costuma dividir opiniões. Se pensarmos ainda em celulares e outras telas como extensões de câmeras, vamos nos dar conta de que realmente podemos ser filmados a qualquer momento em qualquer situação da vida cotidiana. E nada melhor do que levantar esse debate por meio de uma exposição artística interativa para convidar todo mundo para o centro da ação.

Quarenta câmeras de vigilância controladas por braços mecânicos, um emaranhado de fios coloridos e uma televisão compõem a instalação. Enquanto o visitante caminha pela exposição, todas as câmeras, ao mesmo tempo, registram seus movimentos.

O percurso de visitação faz com que cada pessoa veja a sua própria imagem, como se fosse um espelho, na tela da televisão que está quase escondida no meio desse emaranhado de câmeras e fios. E ao ficar de frente consigo mesmo, o visitante, na verdade, não encontra seu rosto. Ele está sem face.




Mais eventos

Nenhum evento encontrado



Desenvolvido por Grupo Emedia