Ícone do site Tribuna de Minas

Dos Leitores

PUBLICIDADE

Poluição

PUBLICIDADE

Mais uma vez, as imagens da poluição nas grandes e megacidades de todo mundo trouxeram a discussão, principalmente pela poluição causada pelo CO2 e o dióxido de enxofre encontrado no óleo diesel que abastece os ônibus e caminhões em todas as cidades do mundo. Aqui no Brasil, mais uma vez, os governantes empurram com a barriga para 2013 a lei que obriga a redução para 50 ppm (partes por milhão) do material particulado que hoje permanece no ar, e, na maioria das cidades brasileiras, são encontrados 1.250 ppm, causando a morte de milhares de pessoas por infecções respiratórias e doenças cardiovasculares, cujos elementos se juntam à baixa umidade relativa do ar, já que a única saída seria a arborização em massa como uma única fonte de evitarmos essas tragédias anunciadas. Poucos sabem, mas somente pelas árvores é que ocorre o processo de fotossíntese, que melhora o oxigênio que inalamos nas grandes cidades, e que também são elas responsáveis pela absorção de 50% de cada pingo de água que cai no solo. Lamentavelmente o que vemos nas grandes cidades são as prefeituras autorizando a derrubada das árvores para darem espaços a mais pistas para veículos e a especulação imobiliária que avança diariamente sobre o pouco que resta das áreas arborizadas, que poderiam ajudar o ser humano no processo de melhoria da qualidade de vida. Esse é o mundo hoje, e ainda existem os céticos que não admitem o aquecimento global e as mudanças climáticas. Uma tristeza pelas nossas crianças e nossa biodiversidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

José Pedro Naisser

PUBLICIDADE

Via internet

PUBLICIDADE

Exame da OAB

PUBLICIDADE

Se o exame da OAB fosse legal, amparado pela nossa Constituição, não haveria o que se discutir. Mas não há respaldo nenhum na lei para aplicação de duas provas e que são extremamente difíceis. O que vejo é a acepção de pessoas ou, melhor dizendo, acepção de profissão. Se somos iguais e temos as mesmas obrigações perante a lei, então os outros cursos de faculdade teriam que ter um tipo de prova parecido com a da OAB, ou seja, cada curso teria sua prova específica, medicina, engenharia, odontologia etc.

Eliseu Barreiros Paredes

Via internet

BR-440

Carlos Eduardo Reich: excelente sua observação, e com muita propriedade foi dito tudo, sem nada mais a acrescentar a esta novela BR-440. Essas obras citadas por você, por acaso, foram jogadas no lixo? É o que estão querendo fazer com tudo o que está feito. Junto meu protesto ao seu, concordando com o rápido término da obra, para que os gastos já feitos não rolem pelo ribeirão já canalizado.

Hildemar Luiz Muller

Via internet

Sair da versão mobile