O descarte irregular de lixo e entulho em pontos do Bairro Santa Luzia, na Zona Sul de Juiz de Fora, segue ocorrendo. Registros enviados por moradores mostram resíduos acumulados na Avenida Ibitiguaia, em frente ao número 823, e na Avenida Santa Luzia, próximo ao número 1020.
Na manhã desta quinta-feira (22), a Tribuna recebeu novas imagens que indicam a recorrência do problema, inclusive, noticiado pelo jornal no último dia 7. “O lixo só vai aumentando. Se não tiver uma operação para acabar com essa situação, não sei o que vai ser. As chuvas estão aí e nada foi feito”, relatou um leitor, que prefere não ser identificado.
O descarte incorreto pode causar poluição do solo e da água, além de entupir bueiros e contribuir para alagamentos. Também pode afetar a fauna e a flora e representar risco à saúde pública, ao atrair vetores de doenças, como mosquitos e ratos. A prática é prevista como crime ambiental.
Em nota Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana já monitora rotineiramente os trechos citados, que são classificados como pontos crônicos de descarte irregular de resíduos.
“Ao longo de 2025, o Demlurb atuou nessas vias em mais de 20 ocasiões, com ações que incluíram recolhimento de entulho e resíduos diversos, além de serviços de capina e limpeza. Apesar das intervenções frequentes, o problema persiste em razão do descarte inadequado realizado por parte da população”, cita a nota.
O Demlurb reforçou que a manutenção da limpeza urbana depende também da colaboração dos moradores e usuários da região, que devem fazer o descarte correto dos resíduos, utilizando os serviços e equipamentos disponibilizados pelo município.
Além das ações regulares de limpeza, o Departamento informou que vai intensificar a fiscalização na área, com o objetivo de coibir novas ocorrências de descarte irregular e responsabilizar os infratores.
Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail internet@tribunademinas.com.br.

