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Dos Leitores

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Itamar Franco

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Que possamos transferir às gerações porvindouras o culto à memória do já saudoso ex-presidente e senador Itamar Augusto Cautiero Franco, mercê da exemplar biografia, permeada de atributos, refletidos no exercício de sua trajetória política. A comoção popular em sua partida bem traduziu o aplauso à consideração com que fielmente cumpriu com as diferentes etapas de seus diversos mandatos. Que a relembrança de seu legado perdure, como um marco de arraigado brasileirismo.

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Creusa Cavalcanti França, via internet

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Diálogos Abertos

Parabéns, Paulo César (PC) Magella, da Tribuna, pela verdadeira aula de jornalismo, por ocasião de seu depoimento ao Diálogos Abertos, promovido pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF. PC, ao se posicionar na bancada, frente às câmeras, entrevistadores e convidados, acomodados na plateia, levou consigo uma folha branca e caneta. O interessante é que nada foi anotado durante as duas horas de conversa. Será? Engana-se, nela foi escrita toda uma trajetória de vida dedicada ao amor pela profissão. Foram duas horas de muito aprendizado, os quais, sem dúvida, ajudaram a escrever a história de nossa cidade ao longo dos seus 37 anos de jornalismo em Jotaefe.

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Celso Noronha, via internet

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Semáforos

A Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura explica que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são as linhas de retenção que indicam o local-limite onde parar os veículos em vias públicas, independentemente do posicionamento do semáforo. Portanto, este é o local utilizado como parâmetro para a emissão de autuações em caso de irregularidades cometidas por infratores. Vale explicar, também, que não existe nenhuma norma publicada por órgão oficial sobre posicionamento de semáforos. A posição, definida por especialista em Engenharia de Trânsito, depende de uma série de critérios técnicos, como distância de visibilidade, área de acúmulo de veículos, rampas em aclive ou declive, dentre outras características geométricas do cruzamento. O modelo adotado em Juiz de Fora, posterior à interseção, é encontrado em vários outros municípios e apresenta vantagens como permitir a instalação da faixa de retenção mais próxima do cruzamento, representando um ganho de espaço de acúmulo de veículos, principalmente nas vias centrais do município, já saturadas; além de possibilitar melhor visibilidade para os primeiros condutores da fila, por exemplo.

Secretaria de Transporte e Trânsito, via internet

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