Ícone do site Tribuna de Minas

Micos em áreas urbanas: entenda melhor

Sem Título 32
VU mico LEO COSTA
Micos estavam em local de grande fluxo de pedestres. Foto: Leonardo Costa
PUBLICIDADE

Na manhã desta terça-feira (11), dois micos-estrelas (Callithrix penicillata), mais conhecidos como saguis, foram flagrados pelo repórter fotográfico Leonardo Costa ao lado da redação da Tribuna, na Alameda Pássaros da Polônia, no Bairro Estrela Sul. De acordo com o veterinário de animais exóticos e silvestres Rômulo Barbosa de Castro, este animal pertence à fauna finantrópica, presente em perímetros urbanos, e está acostumado a viver nesse ambiente, em conjunto com o homem.

O veterinário diz que, apesar da aparência amigável, não é bom se aproximar do mico, pois ele pode apresentar comportamento agressivo, caso entenda que a situação seja de risco. Outra recomendação do veterinário é de não alimentar esses animais. Se alimentados, eles irão permanecer no local acreditando que sempre haverá comida para eles.

PUBLICIDADE

Os saguis podem transmitir hepatite, herpes e doenças de pele através de mordida, arranhadura e simples contato com a pele. O veterinário ressalta que este animal não transmite febre amarela. O responsável pela transmissão da doença para humanos em áreas urbanas é o mosquito Aedes aegypti, e em áreas rurais, o Hemagogus. Portanto, em caso de encontro com um desses simpáticos animais, não os agrida, apenas mantenha distância.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile