Ícone do site Tribuna de Minas

Moradores do Linhares questionam responsabilidade de retirada de rede de esgoto de córrego

Vida Urbana Linhares
Após um ano, pedaços de muro que desabou e rede de esgoto continuam dentro do córrego (Foto da leitora Ana Maria Pinto de Souza)
PUBLICIDADE

Moradores que vivem na Rua Diva Garcia, no Bairro Linhares, Zona Leste da cidade, se queixam de uma situação que se arrasta por quase um ano. A rede de esgoto e o muro da casa da leitora Ana Maria Pinto de Souza, que mora no número 530 da referida rua, caíram no córrego que passa próximo à residência após uma forte chuva em março de 2017. O mesmo problema afeta outros vizinhos.

Ana Maria ressalta que, antes do problema ocorrer, procurou a Defesa Civil, já que observou que a rede se afastou cerca de 20 centímetros do muro da residência. Sob o protocolo de número 37-03-2017, um engenheiro compareceu ao local e informou que a Cesama teria que avaliar a situação. Sua vizinha, que também sofre com situação semelhante, abriu novo protocolo em dezembro, de número 67-12-2017. Outro engenheiro compareceu ao local e informou que o muro da casa de Ana Maria seria o responsável pela queda da rede de esgoto no córrego.

PUBLICIDADE

Ana Maria questiona o parecer do engenheiro sobre a responsabilidade do fato. Ela ainda se preocupa com o equipamento urbano, que ainda está no córrego, e conta que precisou refazer o muro, já que o terreno de sua casa estava exposto.

PUBLICIDADE

Consultadas, a Defesa Civil e a Cesama informaram, por meio de uma nota, que a Defesa Civil realizou vistorias no local por duas ocasiões, e a proprietária foi orientada sobre a necessidade de correções no muro em seu terreno, bem como na rede de esgoto particular. A Cesama ainda informou que, devido a um processo movido por um vizinho de Ana Maria questionando a mesma situação, a pasta realizará demais esclarecimentos à Justiça.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 9975-2627. A interação pode ser feita também via inbox no Facebook ou através do canal Minha Tribuna.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile