Ícone do site Tribuna de Minas

Sergio Gattás Bara, jornalista, publicitário e empresário, morre aos 54 anos

PUBLICIDADE

Faleceu, na madrugada deste sábado (8), o jornalista, publicitário e empresário Sergio Gattás Bara, vítima de um melanoma no fígado. “Nunca desistiu e nunca se arrefeceu. Ele encarou o ‘bandido’, como ele mesmo dizia, e não se entregou. Foi positivo até o fim”, declarou a esposa, também jornalista, Isabel Pequeno. Com ela, teve três filhos – Sergio, Francisco e Ignácio -, a quem “se dedicava como ninguém” e de quem “acompanhava cada partida de futebol como se fosse uma final de Copa do Mundo”. “Foi um pai amoroso, um idealista e sonhador, que queria o bem de sua cidade e região”, prossegue Isabel, que foi editora da Tribuna por mais de duas décadas.

Sergio Bara deixa a esposa, também jornalista, Isabel Pequeno, e três filhos: Francisco, Sergio e Ignácio (Foto: Arquivo pessoal)

No âmbito profissional, se destacou no mercado publicitário de Juiz de Fora, renovando as antigas práticas, e implantou o Clube de Criação, um marco na propaganda de Juiz de Fora. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e “vivia o jornalismo 24 horas”. “Era daqueles que registrava o dia a dia da cidade no caminho para uma reunião, num passeio no Parque Halfeld, durante uma compra… Sempre presente, sempre atuante”, destaca a esposa.

PUBLICIDADE
Sergio Gattás Bara, jornalista, publicitário e empresário, morto aos 54 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Sergio Bara: ligação histórica com a Tribuna

A diretora geral da Rede Tribuna de Comunicação, Márcia Neves, lembra a relação que Sergio teve com o jornal: “Juiz de Fora perde um profissional muito competente, que tem uma ligação histórica com a Tribuna, não apenas como publicitário, mas também como designer. Ele elaborou dois projetos gráficos para a Tribuna, ajudando a definir nossa identidade visual, inclusive a atual. Vai fazer muita falta”.

PUBLICIDADE

“Partiu meu grande e querido amigo Sergio Bara, que deixará seu legado em nossas vidas, através de seu impecável trabalho, feito com todo primor e esmero. Grandes campanhas, logomarcas, projetos gráficos . Me deu o grande presente de participar, junto com Carlos Bracher, na criação da capa do livro da biografia de meu pai. É uma perda muito sentida”, lamenta também a diretora-presidente da Rede Tribuna de Comunicação, Suzana Neves.

‘Perda irreparável’

Profissional do marketing há 25 anos, Marquinho Monteiro classificou a perda como irreparável: “Sergio Bara sempre foi uma grande referência e inspiração para o mercado da comunicação em Juiz de Fora. Como um dos fundadores do Clube de Criação de Juiz de Fora, lutou incansavelmente por um mercado publicitário mais forte. Escreveu seu nome com letras maiúsculas na história da nossa cidade! Sempre engajado e apaixonado por JF, batalhou muito por uma cidade melhor para todos”.

PUBLICIDADE

Também profissional da área há mais de 20 anos, Gisele Cid o classificou, entre muitas outras “personas”, como “empresário inquieto, jornalista questionador e publicitário ousado”. “Sorriso largo, alegria contagiante, solidário, empolgado com seus projetos. Sérgio sempre surpreendeu o mercado da comunicação da nossa cidade com sua ‘fábrica de ideias’. (…) Ele deixa marcas profundas que serão respeitadas e aplaudidas por muitas gerações”, reforça.

A esposa também destacou a atuação do casal no Ibiti Projeto, desde 2022: “Uma lição de vida para a gente em todos os sentidos, uma aula de regeneração, uma experiência de conexão com a natureza que eu vou guardar para sempre como uma linda lembrança”.

PUBLICIDADE

O coordenador do projeto socioambiental, Renato Machado, afirma que foi uma honra “se divertir trabalhando ao lado de Sergio nos últimos 30 anos”. “Além de muito competente, era entusiasmo puro. Movido a desafios. Convívio prazeroso. Sergio é e será sempre parte importante do Ibiti projeto, que tomou outra dimensão quando Sergio e Bebel assumiram a comunicação”, conclui.

Sergio também criou campanhas para diversos candidatos políticos do país e de Juiz de Fora, outro ramo em que foi atuante. O diretório nacional do partido Novo – do qual era líder na Zona da Mata – emitiu uma nota, nas redes sociais, lamentando o falecimento.

https://www.instagram.com/p/C79POPCgd1X/?igsh=dTIxdDczZmo1cjVw

PUBLICIDADE

Os diretórios estadual e municipal destacaram que ele foi um dos responsáveis por trazer o partido para Juiz de Fora, e era pré-candidato a prefeito para as eleições deste ano.

https://www.instagram.com/p/C79V-YSReoQ/?igsh=MWY3dGV5azltc2tjeQ== 

Sair da versão mobile