Ícone do site Tribuna de Minas

Gustavo Goulart lança livro de poesias ‘A educação do pai’

divulgação
O livro “A Educação do Pai” é uma coletânea de poesias que explora a formação do masculino sob a ótica da tradição lírica mineira (Foto: Divulgação/Editora Caravana)
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (28), às 17h, no Butiquim da Fábrica, será lançado “A Educação do Pai”, o novo livro de poesias de Gustavo Goulart. Esta é a quinta publicação do autor, que traz em suas obras uma forte influência dos consagrados poetas brasileiros Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana.

O livro “A Educação do pai” é uma coletânea de poesias que explora a formação do masculino sob a ótica da tradição lírica mineira. Gustavo Goulart utiliza elementos da sua própria vivência familiar para abordar temas universais, criando um elo entre diferentes gerações e a perpetuação de valores e tradições.

PUBLICIDADE

“Tentei passar a ideia de que a geração anterior vai criando a nova, que vai criando o que vem depois. E todo esse caminho chega naquele pico de que, apesar de mudar de geração, ela vai seguindo na construção do sujeito”, explica o autor. Na obra, para exemplificar a formação do masculino, Gustavo traz três diferentes gerações, representadas pelo avô, o pai e o sobrinho.

PUBLICIDADE

Sobre o autor

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gustavo Goulart é jornalista e atuou como colunista de cinema em um site de cultura em Juiz de Fora. Desde a infância, Gustavo nutre o desejo de ser escritor, inspirado por diversas mídias e histórias. 

Em suas obras, o escritor busca trazer a simplicidade lírica e a profundidade temática. Assim, Gustavo preza por uma escrita despretensiosa, sem vírgulas ou pontuações rígidas, que convida o leitor a pensar e interpretar o texto de forma mais livre. “Isso força a pessoa que vai ler a pensar para entender. Acho que essa é a principal função de um livro: fazer pensar”, completa.

PUBLICIDADE

Sobre suas influências, ele afirma: “É difícil ter um brasileiro que mexe com poesia e não tem o Drummond de exemplo, ele é um formador aqui no país. Com minha mineiridade, sinto que tenho uma proximidade com ele. Mesmo com anos separando a gente, os lugares que ele frequentou são os que eu frequentei. Faz sentido para mim. A visão do mundo dele é a mesma que a minha. Sobre o Quintana, o que mais me encanta é seu lado lírico, aquela coisa mais doce”.

Goulart iniciou sua trajetória como escritor com o lançamento de seu primeiro livro, “Estado ao vento”, em 2006. A obra trazia como temática a observação de fatos do cotidiano e dilemas vividos pelo próprio autor, também na forma de poemas.

PUBLICIDADE

Lançamento do livro ‘A educação do pai’

Para os amantes de poesia e da literatura, o lançamento será nesta sexta, a partir das 17h, no Butiquim da Fábrica, situado na Rua Luís Camões 74, Alto dos Passos. A obra estará disponível para venda no evento e também pode ser adquirida por meio do site da editora

Sair da versão mobile