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Reflexões sobre a educação como ciência

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O ser humano nasce candidato à humanidade! Todos nós somos seres biopsicossociais, ou seja, nascemos humanos biologicamente, mas para nos tornarmos humanos, no sentido contemporâneo da palavra, precisamos entrar em contato como outros seres humanos e receber, por meio de um processo educativo (no sentido mais amplo da palavra), a cultura produzida pela nossa espécie e assim, aprender o que é ser um humano na atualidade.

Somos seres sociais e culturais. Precisamos do outro para nos humanizarmos. E esse processo se dá pela educação.

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Sendo o processo educativo algo tão importante para a formação e o desenvolvimento humano, a área da educação precisaria de uma atenção especial, de uma ciência que se debruçasse sobre o tema e o conhecesse profundamente, apontando métodos e técnicas para que o ensino e a aprendizagem pudessem ocorrer sempre da melhor maneira. E essa ciência humana existe, é a Pedagogia!

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Pensar sobre isso não é algo nada fácil, pois temos que considerar que as pessoas possuem, sim, muitas características em comum, todos são humanos e compartilham de uma série de características iguais (ou muito semelhantes), mas ao mesmo tempo temos que lembrar que as pessoas são todas diferentes. E assim, também aprendem, muitas vezes, de formas diferentes. E cabe à Pedagogia considerar essas diferenças e peculiaridades na hora de pensar sobre as formas de aprendizagem.

Afinal, para pensar no melhor método de ensino, precisamos antes conhecer como os sujeitos, ou o sujeito em particular, aprendem. Portanto, a Pedagogia tem como objeto de estudo a Educação, e tudo que está envolvido nesse grande processo, buscando sempre uma análise crítica da realidade de cada contexto para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
Como aprendemos as coisas? Como as crianças, em cada uma das fases do desenvolvimento infantil, aprendem? Como criar situações que propiciem a aprendizagem? Como facilitar a construção de saberes e o desenvolvimento integral das pessoas, em todas as fases, em diferentes contextos? É função da Pedagogia pensar sobre tudo isso.

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E ainda, conhecer cada um dos aspectos do desenvolvimento humano e seus desdobramentos na aprendizagem; entender o papel do educador nos processos de aprendizagem; pensar nos papéis da família e da escola e suas relações com o sujeito que aprende; refletir sobre políticas públicas na área da educação; atuar em diversos ambientes organizacionais como escolas públicas e privadas, hospitais, empresas, departamentos de recursos humanos; participar de processos seletivos, de treinamento, de avaliação, de estabelecimentos de objetivos. Tudo isso, e muito mais, faz parte dessa ciência da educação.

E a Pedagogia, que não é algo novo, possui uma longa história e um futuro garantido, uma vez que as pessoas continuarão aprendendo, de novas e antigas formas. Na modalidade presencial ou a distância. Em diversos ambientes, incluindo os ambientes virtuais. Individualmente ou em grupos. Na escola ou na empresa. Ou em qualquer outro lugar. Aprender a aprender sempre será necessário para os seres humanos, e as pedagogas e os pedagogos continuarão a fazer da Pedagogia uma ciência viva e absolutamente necessária.

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Conteúdos, métodos, técnicas de ensino, situações de aprendizagem, desenvolvimento humano, competências e habilidades. Essas são algumas das palavras e expressões presentes no cotidiano do trabalho desses profissionais. E elas não param de se adaptar aos novos tempos. Criando novas teorias e práticas que façam sentido para as formas de aprender e as novas formas de subjetivação.
E que venham os novos tempos e que estejamos prontos para sermos pessoas melhores! A boa notícia? Podemos aprender!

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