“O que caracteriza o valor de uma cidade e seu povo é a certeza de que as dificuldades estão aí para serem superadas, vencidas e transformadas em exemplo para o enfrentamento de outras crises que possam vir”
Parabéns, Juiz de Fora, por seus 168 anos. Uma cidade como esta não pode deixar passar essa data, sem a constatação de sua grandeza e importância no cenário político, social, econômico e cultural do país. E essa é a atitude de uma população que carrega em si o orgulho de ter nascido aqui, ser participante desta História, sempre escrita sob o impulso do desenvolvimento e do progresso, da certeza de que sua vocação é o sucesso. O que caracteriza o valor de uma cidade e seu povo é a certeza de que as dificuldades estão aí para serem superadas, vencidas e transformadas em exemplo para o enfrentamento de outras crises que possam vir.
E Juiz de Fora é um exemplo desta demonstração de força e coragem. Em nenhum momento de sua existência, a cidade e seu povo deixaram de marcar com energia e vontade seu desempenho de luta e de vitórias. Por força de graves, contratempos, sociais, políticos e econômicos, as alegrias da festa de aniversário estão sendo agora reservadas para outras oportunidades, que virão, com certeza. Mas o sentimento que não é exteriorizado neste momento está sendo devidamente aquecido no coração de cada um daqueles que amam esta cidade, com a certeza de que, mais do que nunca, o orgulho do juiz-forano em relação à sua cidade é inquebrantável.
Na condição de prefeito de Juiz de Fora, compartilho esse momento de apreensão, dúvidas e incertezas, buscando, a partir do trabalho de todos, pelo menos amenizar o quadro crítico que nos cerca. No entanto, compartilho também a certeza de que a superação de todo esta situação, que é nacional, ampliará nossa demonstração de amor à cidade, à sua dignidade e capacidade de reação. Afinal, são 168 anos de História.
Muitas gerações trabalharam, lutaram e se sacrificaram para que essas conquistas fossem, durante todas estas décadas, uma constante em nossa História. Homens e mulheres de valor se dedicaram e educaram seus filhos e filhas nos caminhos da verdade e do amor à cidade. Muitos vieram de longe e aqui se fixaram, na certeza de que estariam ajudando a compor seu crescimento e progresso. E ajudaram mesmo. Muitos ainda chegam aqui, com esta mesma certeza, simplesmente porque a cidade é o cenário de seus destinos e sonhos.
Todos nós amamos Juiz de Fora, e esse orgulho, nesse 31 de maio, é para ser exposto em praça pública, como gesto de resistência e de concretização daquilo que Juiz de Fora sempre deu a cada um: o exemplo de coragem e força, em qualquer circunstância. Parabéns, Juiz de Fora. Seus 168 anos nos enchem de alegria, certeza e emoção, porque sabemos que seu passado nos traz energia para superar os graves problemas do presente e esperança para encarar o futuro com a cabeça erguida dos vitoriosos.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.