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Sobre iluminação pública

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A partir de janeiro deste ano, resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aliviou as concessionárias distribuidoras de energia, retirando delas a manutenção dos Sistemas de Iluminação Pública (SIP). Em Juiz de Fora, CME e CEMIG cuidaram por mais de cem anos do serviço. A mudança sobrecarregou os já tão sobrecarregados municípios, passando para as prefeituras tal atribuição.

Trata-se somente de esclarecimento, não vamos nos alongar neste tema: a batalha está encerrada, fomos vencidos. Mas vamos garantir nosso melhor para que a população ganhe com essa mudança. Antes, os contribuintes solicitavam o serviço, e a companhia dispunha de sete dias úteis para solução. Propusemos uma meta de 48 horas. Este é o nosso objetivo! Estamos atingindo-o na maioria das solicitações.

Recebemos críticas, mas também congratulações. Cada crítica feita, cada comentário contrário que lemos, vemos, ouvimos, entendemos como desafios a serem superados. Não nos incomodam e, sim, nos fortalecem e motivam. Não culpamos ninguém, a responsabilidade é nossa. Toda inovação requer um tempo para absorção.

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Inicialmente, nosso call center estava sediado em Belo Horizonte, e observamos que não estava atendendo a contento. Implantamos o sistema em Juiz de Fora, no número 0800 940 3777, e já identificamos benefícios.

Contamos sempre com a colaboração da população, que é a nossa aliada neste processo. Por isso, sempre que encontrarem lâmpadas apagadas à noite ou acesas de dia, pedimos que liguem. É necessário informar alguns dados para alimentação do software e emissão do protocolo.

Queremos que as pessoas se sintam à vontade para entrar em contato diretamente com a Diretoria de Energia, no telefone 3690-7004, quando julgarem não ter sido bem atendidas, ou caso tenha passado o prazo estabelecido. Imediatamente, providências serão tomadas.

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As normas pertinentes consideram razoáveis até 5% de defeitos. Nossa meta, nosso desafio, é chegar aos 3%, apesar de as características do SIP em Juiz de Fora serem peculiares, já que o sistema está ligado na baixa de uma rede de distribuição, em que a média tensão é 22.000 Volts.

A partir de abril, iniciaremos o cadastramento, que irá possibilitar a identificação dos postes, através de um número de referência, e otimizar ainda mais o atendimento. Já estamos com procedimentos de ronda, e mais uma equipe será incorporada ao quadro. Juiz de Fora tem cerca de 43 mil pontos no SIP. Nossa ação junto à população é sempre atender bem, tentar diminuir seus problemas, servi-la da melhor maneira possível, por isso – e para isso – somos servidores públicos.

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