Normalmente se diz: tudo é importante por algum tempo, mas nada é importante o tempo todo.
Com a vinda dessa horrorosa pandemia, o já famoso coronavírus veio nos avisar sobre certas importâncias que devem ser para sempre! E quais importâncias são essas?!
Ora… qualquer pessoa que sabe da importância da sensatez, sobre a própria razão e a consciência, logo responderá: está na hora de cada um – e de todos aprenderem que o amor é o sentimento mais importante da vida, e, ainda mais importante, que só se tem amor de verdade quando se tem amor próprio!
No caso da atual pandemia, antes de dizermos “antes ele do que eu”, dizer, sinceramente, “poderia ter sido eu!”. Ou, mais amorosamente, poderia ter sido minha mãe, meu pai, minha mulher ou um filho meu!
E aí, José?!, como diria o grande Drummond…
Daí que, mesmo sem precisar agradecer ao coronavírus, podemos mostrar que sempre há males que vêm para o bem, e nossos políticos, se tiverem o mesmo amor próprio que desejamos a todo o povo verde-amarelo, tomarão vergonha na cara e procurarão se preocupar com a parte enorme de brasileiros que ocupam as classes miseráveis de nosso país, dando-lhes toda a base necessária para constituírem a real classe média, pela educação sanitária, pela condição de sobrevivência digna, pela alimentação, pela educação, pela moradia e, especialmente, pelo trabalho digno e bem remunerado ao alcance de todos!
Não temos a menor dúvida de que todo brasileiro sensato, ao nos ler, estará se conscientizando da importância exemplar do momento em que vivemos. Contudo, se não soubermos agir assim, a partir de agora, mesmo sem a presença desse horrível ser microscópio, não faltarão situações semelhantes que acabarão com nossa ainda esperançosa espécie humana.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.