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Mergulho na paisagem sonora histórica

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Os sons são uma importante ferramenta de leitura da paisagem cultural. O reconhecimento dos sons históricos é um estímulo à recognição de símbolos de identidade e de memória que orquestraram a vida e a vivência dos espaços ao longo do tempo. Com base nesta premissa, o pesquisador Rodrigo de Almeida Spinelli Pinto, pianista e graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso em Paisagem Sonora Histórica.

Ao buscar a interface entre patrimônio, acústica e performance histórica, Rodrigo Spinelli mergulhou na essência sonora da Sala de Música da Villa Ferreira Lage do Museu Mariano Procópio, o primeiro Museu de Minas Gerais, revelando um singular objeto de pesquisas e descobertas. Sua proposta foi devolver à referida sala os anunciados sonoros que um dia lhe constituíram atmosfera acústica. Os sons levantados a partir de relatos das sociabilidades da Família Ferreira Lage, assim como os sons da quimera sonora vivida nos saraus e eventos musicais recorrentes na Quinta Ferreira Lage, são a ela remetidos como parte integrante de seu próprio acervo.

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Trata-se de um projeto museológico arrojado e capaz de ofertar aos visitantes uma experimentação fenomenológica atenta aos enunciados sonoros. A Villa Ferreira Lage é uma inesgotável fonte de estudo para esta pesquisa: o eixo composto pela Sala de Música, a Sala de Jantar e o Vestíbulo, destacado por Rodrigo Spinelli, constitui a estruturação de um projeto acústico único, concebido para o bem soar do pianoforte francês Erard, de meados do século XIX, que ainda integra a Sala de Música. Juiz de Fora, assim, conta com um precioso legado deixado por Mariano Procópio e seu filho Alfredo Ferreira Lage, este um colecionador que, dentre toda a relevância do colecionismo que integra o acervo do Museu Mariano Procópio, também compilou sons.

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A gravação de um videodocumentário para apresentação no TCC na UFJF foi realizada na tarde de 12 de novembro, com o apoio técnico da gerência do Departamento de Acervo Técnico do Museu Mariano Procópio, nos jardins, na sala de música, no vestíbulo e na sala de jantar. No vídeo é mostrado o processo de levantamento da paisagem sonora, as aferições acústicas feitas por aparelhagem específica (sonômetro, termoanemômetro, fluk e stress térmico), as entrevistas com os músicos que fizeram parte da experimentação do local de saraus, Mônica Terr Mochdeci, André Luís Dias Pires, Maria Isabel de Sousa Santos, Ernani Simplício Machado e Mayra Cristina Pereira, a narração do pesquisador e de sua orientadora, Miriam Carla do Nascimento Dias, e a performance de uma peça musical no pianoforte Erard.

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