Na mesma época em que a atual administração municipal se empenha em homenagear merecidamente a memória do presidente Itamar Franco, ela retira a homenagem prestada a outro homenageado. O caso do professor Caetano Evangelista não é o único isolado, acredito, está muito longe de ser.
Sempre que o Poder Público homenageia alguém que deu exemplos claros de trabalho, retidão em vida, liderança, enfim, tudo que é de grande destaque para a comunidade, está lá em uma praça, rua ou um prédio o seu nome, busto, estátua etc. Mas o que me indignou foi o fato de, estes dias, passando na Avenida Rui Barbosa, Bairro Santa Terezinha, mais precisamente em frente ao Cesporte, hoje prédio em que está situado um núcleo da Secretaria de Esporte e Lazer, ver que uma placa com este título e logomarca da Prefeitura substituía o nome do Professor Caetano Evangelista, que me parecia ser definitivo, conforme a Lei nº. 5.758 de 30/05/1981, no seu artigo 1º, que dá a denominação ao referido prédio, ou pelo menos dava. Sem nenhum pudor, sem consulta, o seu nome foi arrancado, retirando a homenagem feita no início dos anos 80 pela gestão do então prefeito Mello Reis.
Por quê? Não há interesse, não há respeito à memória do homenageado e ao esporte amador, não há vontade de preservá-la e conhecer sobre um cidadão que, sem dúvida, foi um ícone do esporte em nossa cidade? Que, à frente do Clube Ginástico, educou uma geração de famílias? São cidadãos de grande importância, que tiveram o privilégio de conviver, aprender e agradecer ao professor Caetano, como era carinhosamente chamado.
A minha indignação vai mais além da minha capacidade de entender o porquê de desfazer esta homenagem, que mantinha o seu nome ao prédio do Cesporte. Sua filha caçula, única viva, guarda e preserva a sua memória, como todos os seus descendentes, netos, sobrinhos, ex-alunos e amigos, que, neste momento, se indignaram com esse desrespeito.
Fica a tristeza, em contraste com o progresso de uma cidade que se diz nova em asfaltar ruas, reformar praças, calçadas, mas se esquecendo de manter o respeito e a preservação da memória daqueles que contribuíram e muito para o desenvolvimento de nossa querida cidade.
