Dirigir requer maturidade emocional e psicológica, afinal é para isso que existe o psicotécnico. Dirigir requer conhecimento da legislação de trânsito para conhecer as normas, a lei, o que pode e o que não pode ser feito ao volante. Requer também conhecer a sinalização das vias para saber o que fazer num cruzamento, e/ou quando estiver passando numa rotatória, conhecer o que diz cada placa de trânsito, onde é a sua preferência e a do outro. Dirigir requer ser aprovado em todos os testes e provas. Requer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por estes e outros motivos óbvios é que o processo de habilitação só pode iniciar-se aos 18 anos de idade. Antes disso, o adolescente está em processo de transição para a vida adulta, e a maioria tem comportamentos típicos da idade e da imaturidade psicológica, tais como: sensação de onipotência, curiosidade em experimentar e supervalorizar os comportamentos de risco, se autoafirmar no grupo, testar a autoridade dos pais e dos adultos, entre outros. Antes dos 18 anos, o adolescente é penalmente inimputável, não responde penalmente à sociedade pelas consequências de seus atos ao volante, tanto é que os pais é que são chamados à responsabilidade e que pagam as multas. Para o adolescente, as medidas são socioeducativas e questionáveis pela sociedade.
Podem crer que é depois de habilitado que todo motorista se dá conta de quantas placas e sinalizações de trânsito existem. E também depois de habilitado, na maioria das vezes, ele se torna pedestre melhor, mais atencioso, mais cuidadoso… Já se foi o tempo em que quem dirige melhor é quem dirige desde criança, quem dirige mais rápido, quem sabe dar cavalo de pau, quem ultrapassa em local proibido…
Dirigir fica mais defensivo, mais responsável, mais seguro, melhor e mais gostoso quando desenvolvemos pensamentos e atitudes positivas e éticas em relação ao trânsito. Dirigir com instrutor, sem vícios, sem crenças de que dirigir assim ou assado é mais bonito, é que faz um condutor melhor que os outros.
Dirige bem quem dirige com responsabilidade, com cuidado, defensivamente, por si próprio e pelo outro, antecipando-se de algum ato desconfortável e sabendo o que deve ser feito para evitar um acidente. É dirigir desconfiando sempre do próximo!
Então, concluímos que grande parte das pessoas sabe dirigir. O que faz a diferença é dirigir com responsabilidade pela vida, é aplicar e praticar a direção defensiva. Isso é dirigir bem! Isso é dirigir bonito! É aí que o cara mostra que é bom de volante.
