Ícone do site Tribuna de Minas

Cuidados com a saúde na primavera

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Com a chegada da primavera, os dias tendem a se tornar mais coloridos, com as flores passando a dominar o cenário. No entanto, essa estação também traz desafios para a nossa saúde, especialmente em relação às doenças respiratórias. Assim como o outono, a primavera é uma estação de transição, portanto, são esperadas oscilações climáticas características desse período, que incidem diretamente no nosso bem-estar.

Em suma, a primavera é marcada por temperaturas variáveis, com dias quentes e noites mais frescas, uma mudança que pode ser brusca e afetar o sistema imunológico. Por isso, é muito comum vermos pacientes sofrerem com resfriados, alergias e crises de asma nesta época do ano. É essencial adotar alguns cuidados para garantir uma transição saudável durante essa estação.

PUBLICIDADE

A primeira dica é a mais essencial de todas: manter-se hidratado. Às vezes, na correria do dia-a-dia, esquecemos de beber água regularmente, portanto, essa prática precisa ser transformada em hábito. Beber bastante água mantém as mucosas hidratadas e saudáveis, reduzindo as chances de contrair infecções respiratórias.

PUBLICIDADE

Outro conselho é ficar de olho sempre na previsão do tempo para se precaver e se proteger contra essas mudanças climáticas. Se o dia promete ser mais frio, agasalhe-se e evite ficar em lugares fechados e com muitas pessoas, pois as aglomerações aumentam o risco de adquirir resfriados devido à maior circulação de vírus. Nos dias mais quentes, proteja-se do sol e da exposição prolongada ao calor. Tenha sempre ao lado um protetor solar.

Quanto às alergias, na primavera, além de todas as questões climáticas, há aumento na concentração de pólen no ar. Este é um processo necessário para a formação das sementes e frutos, mas quando o pólen se espalha pelo ar e é inalado, principalmente em pessoas com asma e rinite, pode causar sintomas como tosse seca, espirros e coceira nos olhos, garganta e nariz.

PUBLICIDADE

Uma alternativa para reforçar o sistema imunológico, além da hidratação, é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e alimentos ricos em vitamina C. Evite o cigarro – aliás, não só na primavera. Até mesmo a exposição à fumaça de cigarro e poluição pode agravar condições respiratórias.

E ao menor sinal de problema, consulte um médico. Se você tem histórico de doenças respiratórias, como asma, ou apresenta sintomas persistentes, como tosse, falta de ar ou espirros requentes, é fundamental procurar ajuda especializada. Assim você terá uma orientação profissional e adequada ao seu caso.

PUBLICIDADE

A primavera é uma estação maravilhosa, que merece ser aproveitada e curtida ao máximo. Mantenha esses cuidados com a sua saúde para poder desfrutar ao máximo desta época vibrante. Lembre-se sempre de que a saúde deve ser uma prioridade, e adotar hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida durante a primavera e ao longo de todo o ano.

Sair da versão mobile