Ícone do site Tribuna de Minas

‘Eu não tenho nada com isso’

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

“Eu não tenho nada com isso” é uma expressão bastante conhecida e muita usada por inúmeras pessoas em situações nas quais elas querem se desobrigar ou se desvencilhar de algo, algum compromisso e/ou obrigação que, no fundo, sabem que não poderiam fazê-lo ou não são conscientes o suficiente para enfrentarem o problema.

Os interlocutores são colegas de trabalho ou estudo, pessoas da família, amigos, conhecidos ou até desconhecidos que trazem casos/questões precisando de serem encarados, resolvidos mas eles (ou elas), imperturbáveis e inabaláveis, dão sua resposta: “eu não tenho nada com isso”.

PUBLICIDADE

Ausentes e omissos frente ao que é apresentado são capazes, também, de argumentos – que não são argumentos – como: “sabe com quem está falando?”, típicas de quem se acha com mais autoridade, mais conhecimento e que, na verdade, não têm. Por falta de algo convincente ou consistente expõem o interlocutor à constrangimentos e inibições que acabam causando o fim do diálogo ou discussão. Transformam algo que poderia ser positivo, educativo, elucidativo para todos que participam ou assistem, pelo menos, deprimente. A incapacidade, a falta de educação e a ignorância são características demonstradas por estas pessoas.

São poucas as questões, individuais ou coletivas, em que cabe a afirmação que dá título a este artigo e praticamente nenhuma para “sabe com quem está falando?”.

Outra expressão frequentemente usada por tais energúmenos é: “ponha-se no seu lugar” para, pelo menos tentar, reduzir ou aniquilar o interlocutor a uma posição em que não possa prosseguir, determinando o fim de qualquer argumentação; inibem a possibilidade de continuarem o diálogo e anulam o aumento do conhecimento que seria alcançado se a conversa prosseguisse e, então, todos sairiam ganhando.

A sociedade vem se tornando cada vez mais composta de pessoas que só pensam em si, em seus interesses próprios ou de grupos aos quais pertencem. Egoísmos matando a fraternidade, a justiça social, enfim o verdadeiro progresso. Penso que a humanidade ainda está longe de se tornar saudável para poder eliminar o cancro do individualismo.

PUBLICIDADE

Portanto, prezados leitores, lutemos para que possamos excluir de nosso vocabulário as expressões: “não tenho nada com isso”, “sabe com quem está falando?’ e “ponha-se no seu lugar”.

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile