Ícone do site Tribuna de Minas

Um olhar adiante

tribuna.livre
PUBLICIDADE

A chegada da Covid-19 trouxe mudanças não somente nos afazeres do dia a dia, como também na forma de enxergar o mundo. E, por mais contraditório, a única certeza que temos é sobre o futuro incerto. Transformações bruscas, medos, perdas, questionamentos e insegurança. O que vai ser de nós? Nossa realidade voltará a ser igual?

Certamente já estamos sofrendo os impactos… Seja economicamente, seja psicologicamente. A ansiedade tornou-se nossa “melhor” companheira. Noites sem dormir, preocupações, contas a pagar. A voz tornou-se muda. As palavras não saem, ficaram retidas em pensamentos que gritam por si só. Mente barulhenta, raciocínio desconexo. A instauração externa, e, sobretudo, interna do caos.

O vazio de um abraço, a falta de um toque. Aquele sábado à tarde, reunido em meio aos amigos, quantas risadas, quanta distração. Lembranças de um domingo na casa dos familiares… Que falta faz um aconchego!

PUBLICIDADE

Nesta pandemia, fizemos da internet nossa grande aliada, e da nossa memória, uma reserva de boas recordações. Nunca valorizamos tanto uma fotografia. O singelo momento do “agora”. Colocar os pés para fora de casa tornou-se algo inédito. Uma simples ida ao portão para colocar o lixo é um pequeno momento de prazer. E, para quem ainda necessita sair, os olhares, através das máscaras, mostram a expressividade daqueles que têm temor.

Torcemos por dias melhores. Ligamos a televisão à espera de uma boa notícia, atentos às informações. Quem sabe não haverá menos mortes? Quem sabe não descobrirão a cura? Aos fiéis, o murmúrio pela fé. Um pedido aos céus, que venham bons dias.

Que possamos seguir em frente. Que possamos, ainda que cause dor, colher boas experiências. Que sejamos humildes e menos egoístas. E que, acima de tudo, possamos enxergar o próximo com mais afeto; para que, quem sabe assim, descubra-se que a maior lição dessa pandemia é o olhar singelo ao próximo, é a preocupação, o cuidado e o zelo. Empatia, essa é a palavra-chave. Porque somos vida. Somos um ponto de luz mediante a imensidão.

PUBLICIDADE

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile