Ícone do site Tribuna de Minas

A culpa que nos cabe

tribuna.livre
PUBLICIDADE

O brilhante Marcos Lisboa nos alerta há tempos que o Brasil faz um esforço imenso para ser pobre. É hora de assumir que esse esforço vem de todos nós e entender que todos causamos um pouco da tragédia brasileira dos últimos anos.

E nada mais justo que começar apontando o dedo para o espelho. Liberais, que papelão. Seguimos presos ao economicismo enquanto o brasileiro médio não tem acesso a educação, saúde e saneamento. Nunca seremos ouvidos. Caímos nas mentiras de Paulo Guedes, a vergonha de Chicago – Friedman, nos perdoe -, e não fizemos oposição real ao bolsonarismo. Esquecemos tudo que foi preciso para derrubar o PT?

PUBLICIDADE

Bolsonaristas, sua vez. Vocês abandonaram todos seus valores para idolatrar quem sequestrou as cores nacionais e explorou a fé alheia para proteger sua própria família e seu projeto de poder. Enquanto ele multiplicava escândalos, pisava nas instituições, destruía os mecanismos de combate à corrupção, soltava condenados e comprava votos para se reeleger, vocês viraram caricaturas de si mesmos, cópias do que mais criticavam. Vão assumir, ou a culpa é do comunismo?

PUBLICIDADE

Esquerda, levante a mão. Quando vocês vão aceitar que o bolsonarismo só tomou essa proporção por causa do PT? Bastava superar o lulopetismo lá atrás, e Bolsonaro afundaria tão rapidamente quanto emergiu. Mas, sempre que o PT precisou escolher entre o Brasil e o próprio projeto de poder, ele escolheu o partido, lançando o país em escândalos sem fim e nas maiores crises da história recente. Quando será a próxima?

Centro-esquerda e centro-direita, vocês também. Ninguém entendeu que a Lula e Bolsonaro só interessa o poder hegemônico dentro de seus campos políticos e que todos que discordam são perseguidos? Ninguém conversou e viu que há muito mais semelhanças entre vocês que com os extremos? Esse segundo turno nunca precisou existir.

PUBLICIDADE

Elite do funcionalismo, não saia de fininho. Entre magistrados, membros do MP e altos cargos de estatais, são mais de 25 mil recebendo acima do teto constitucional. Vocês corroem o orçamento público e seguem cobrando mais luxos e privilégios, enquanto tudo falta na educação básica e na atenção primária à saúde. O sequestro do Poder Público para garantir benefícios privados é um de nossos maiores problemas. Vocês são.

Elite empresarial, com vocês eu posso ser mais técnico. Nossa produtividade média está estagnada há 40 anos, muito por sua busca por subsídios e restrições ao comércio. Protecionismo e renúncias fiscais para vocês, e o peso do Estado nos ombros dos outros. Que tal ter hombridade e assumir que muitos de vocês só ganham dinheiro porque se infiltram no Poder Público para criar reserva de mercado?

PUBLICIDADE

Agora, desliga-se a metralhadora giratória e pensa-se no futuro. E aí: somos 60 milhões de comunistas e 58 milhões de fascistas? Não. Somos 210 milhões em um país com índices educacionais assombrosos, e diante de nós está uma bomba fiscal na iminência de deflagrar uma das maiores crises da história.

Vamos entender que a culpa cabe a todos nós e fazer o que os países que deram certo fizeram ou insistir no que nos trouxe até aqui?

Sair da versão mobile