A história da odontologia brasileira está intimamente ligada a Juiz de Fora já por 120 anos, quando no dia 22 de agosto de 1904, o Instituto Metodista Granbery fundou a terceira Escola de Odontologia do Brasil, embrião da atual Faculdade da UFJF, sendo as duas primeiras no Rio de Janeiro e na Bahia, quando foram oficializadas em 25 de outubro de 1884, pela assinatura do decreto nº 9.311, por Filippe Franco de Sá, Ministro do Império.
Dia 25 de outubro passou a ser comemorado o Dia do Cirurgião-Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, destacando a importância desse profissional para a saúde da população. O cirurgião-dentista desempenha um importante papel na vigilância epidemiológica, monitorando a saúde bucal da comunidade e identificando possíveis problemas de saúde pública. A equipe de saúde bucal na atenção primária é responsável pelo cuidado contínuo, promovendo a prevenção e o tratamento de doenças bucais, como cáries, gengivite, periodontite, câncer bucal e demais patologias que se manifestam, – inicialmente -, no trato bucal, facilitando o diagnóstico precoce de doenças sistêmicas.
A odontologia se subdivide em várias especialidades, tais como: odontopediatria, cirurgia buco maxilo-facial, ortodontia, reabilitação oral, estética, implantodontia, odontologia legal, periodontia, patologia bucal, odontogeriatria, odontologia hospitalar, dentre outras.
A atuação dos cirurgiões-dentistas vai além dos consultórios e clínicas, abrangendo a odontologia hospitalar, onde esses profissionais contribuem para o cuidado de pacientes internados e ajudam a prevenir complicações bucais durante o tratamento de doenças sistêmicas. A relação entre alterações bucais e doenças sistêmicas é um ponto importante da atuação odontológica, já que problemas na cavidade bucal podem influenciar o desenvolvimento de outras condições de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, respiratórias e no trato gastrointestinal.
As recentes pesquisas sobre o câncer bucal têm revelado uma crescente incidência dessa patologia, cujos agentes causadores são, na maioria dos casos, o alcoolismo, próteses mal adaptadas e tabagismo, merecendo um destaque especial os cigarros eletrônicos.
A importância do cirurgião-dentista na sociedade reside na sua capacidade de promover saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos por meio da prevenção e do tratamento de agravos bucais. Com ações educativas e cuidados clínicos, esses profissionais desempenham um papel fundamental na promoção da saúde integral da população.
Nesses 120 anos comemorativos à criação da terceira Escola de Odontologia do Brasil, fato marcante na história de Juiz de Fora, destacamos as conquistas técnico-científicas desenvolvidas pelos cientistas/pesquisadores da odontologia brasileira. Os avanços tecnológicos fizeram com que a odontologia praticada pelos competentes cirurgiões dentistas juiz-foranos se tornasse uma referência nacional, contribuindo de modo significativo para o elevado conceito da odontologia brasileira se tornar uma referência mundial.
Os profissionais da odontologia contam, em Juiz de Fora e região, com as três entidades representativas da profissão: Associação Brasileira de Odontologia- Regional Juiz de Fora, uma das mais atuantes e bem estruturadas do Brasil; Sindicato dos Odontologistas de Juiz de Fora, o primeiro a ser criado em Minas Gerais; e a Delegacia do Conselho Regional de Odontologia –MG. Todas três entidades com suas sedes próprias.
Que neste 25 de outubro a nós consagrado, celebrado na sexta-feira, possamos refletir sobre a possibilidade de levarmos a Odontologia ao pedestal de destaque como promotora da “Saúde e do Bem Estar” da sociedade brasileira.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.