Ícone do site Tribuna de Minas

O Natal Cristão e o sentido da vida

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Quando nos aproximamos do fim do ano, sempre nos deparamos com os enfeites natalinos, as luzes e a imagem do Papai Noel. Assim o Natal, marco da história cristã, vai ficando de lado, restrito a um presépio montado aqui ou ali. Para nós, cristãos, esta data deveria significar mais do que a troca de presentes, pois trata-se do início da história da Salvação, com o Advento do nosso Salvador, Jesus Cristo!

O que se convencionou celebrar no dia 25 de dezembro é, em verdade, um marco na história, tanto religiosa quanto de boa parte do mundo, pois, a partir do nascimento de Cristo, temos a era denominada Cristã, que divide em antes e depois a trajetória da humanidade. Na compreensão cristã, o que se afirma é Deus não desejando que os homens permanecessem distante da salvação e os amando de todo o coração, se faz homem e se integra em tudo, menos no pecado, até as últimas consequências.

PUBLICIDADE

Com a vinda de Cristo, temos a salvação, pois ele é a luz que ilumina as nossas vidas e é a vida em sua plenitude divina que nos eleva e nos santifica. Na Bíblia, encontramos a certeza disso: “Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha vida eterna.” (Jo 3:16). E Cristo afirma tal projeto que foi proposto pelo Pai, pois ele mesmo disse aos discípulos “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6). Mas o que seria a vida? O que é o dom da vida?

PUBLICIDADE

Observa-se que a vinda de Jesus, e da forma como ele veio, transformou o sentido da vida, pois Ele veio para dar testemunho da Verdade, e mostrar o caminho para a Salvação. E seus valores eram revolucionários da realidade social de sua época, suas atitudes não eram compreendidas, pois os homens ainda não compreendiam o verdadeiro sentido da vida, em plenitude, para todos.

Cristo é a bênção para o mundo, o seu nascimento transformou a fé dos homens e fez valer as palavras dos profetas, que já o anunciavam muito antes da sua vinda ao mundo. Ele veio para dar cumprimento da presença real de Deus no mundo, ou seja, a sua presença santificou o humano. Jesus, em sua simplicidade e humanidade, é a expressão de Deus na sua plenitude.

PUBLICIDADE

Em análise da sagrada escritura, encontramos no Evangelho de São João o significado de Cristo. O evangelista retrata a vinda do Salvador diferentemente dos outros três, pois cita que no começo a “Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Essa luz brilha nas trevas e as trevas não conseguiram apagá-la.” (Jo 1:1;4-5).

Essa luz é a divindade de Cristo que nos transforma em filhos de Deus. Diante de toda a simplicidade e humildade a qual Ele veio, conseguimos compreender o projeto Divino. O Filho de Deus veio para os humildes de coração e não para os poderosos. Assim temos Jesus Cristo como nosso irmão, o que nos salva e liberta do pecado.

PUBLICIDADE

Para entender o verdadeiro espírito do Natal, precisamos fazer uma reflexão sobre a vinda de Cristo, onde, a partir do seu nascimento, tudo se transforma e se torna claro. No Evangelho de São João, temos os relatos do projeto divino para conosco, onde a vinda de Cristo nos eleva a filhos de Deus e seu irmão na fé e essa digníssima luz “[…] deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus.” (Jo 1:12-13).

Com a vinda de Jesus, pelo ventre de Maria, eleva-se o sentido da vida como algo divino, ou melhor, algo abençoado, sendo Ele, Cristo, a benção. Sempre que nos deparamos com uma vida nova, agradecemos a Deus e a Cristo pelo dom da vida, relembrando assim o Natal e a vinda de Cristo que veio como cada um de nós em um local simples e abençoado.

Desta forma, o Natal cristão é a confirmação do amor de Deus e a completa entrega de seu filho, dando sentido à vida de cada um de nós. Cristo nos acompanha a cada momento nos aconselhando e nos livrando do mal, conforme os desígnios do Pai.

PUBLICIDADE

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile