A Subseção Juiz de Fora da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-JF), ao longo do tempo, está empenhada na luta pelos direitos humanos e destaca a importância da realização em Juiz de Fora da roda de conversa sobre as redes de proteção, promoção e defesa dos direitos humanos na cidade, com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A articulação e a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e a proteção dos direitos humanos em Juiz de Fora e na Zona da Mata mineira são tarefas que requerem esforço federal, estadual e municipal. Assim, a vinda da ministra à cidade é um passo concreto neste rumo.
Por meio da Comissão de Direitos Humanos da Subseção Juiz de Fora da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-JF), buscamos desenvolver um trabalho cotidiano e efetivo. E entendemos que ações desenvolvidas a partir da unidade entre as várias entidades que defendem os direitos humanos podem resultar em ganhos efetivos para a comunidade. Juiz de Fora é exemplo de cidade solidária e que respeita as diferenças e a tolerância e luta contra o preconceito.
Nossa cidade, desde o ano passado, enfrenta uma ampliação nos níveis de violência urbana e de agosto/setembro de 2012 até abril de 2013 conviveu com índices recordes de assassinatos, enfrentamentos de gangues, invasão do Fórum Benjamin Colucci, ampliação do consumo do crack nas ruas e insegurança no entorno das escolas municipais e estaduais. Preocupada e atenta a essa realidade, a OAB-JF, a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Universidade Federal de Juiz de Fora e o Instituto Vianna Júnior mobilizaram a comunidade juiz-forana e realizaram o Seminário sobre violência urbana em Juiz de Fora: o que deve ser feito?. Em reunião na Câmara Municipal, a OAB-JF e as entidades que promoveram o seminário resolveram encaminhar requerimento ao Secretário de Governo da PJF, José Sóter Figueiroa, solicitando a criação do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência, e também encaminhar requerimento ao Reitor da UFJF, Henrique Duque, solicitando que a universidade abrigue o Laboratório de Estudo da Violência em Juiz de Fora, articulado com as demais entidades.
A OAB-JF também abrigou o lançamento na cidade da Comissão da Verdade e acompanha atentamente os desdobramentos da atuação da referida comissão. Juiz de Fora quer paz, e nós esperamos contribuir para que o ambiente de paz volte a prevalecer em nossa cidade.
