Ícone do site Tribuna de Minas

Renovando a saúde

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Do apostolado de Jesus, destaca-se, entre outros aspectos, a busca pela saúde. Em muitas passagens, Jesus é chamado para o reequilíbrio da saúde física e da saúde espiritual e para a superação dos males morais.

Para muitos, estar saudável é estar com os órgãos e o corpo em bom funcionamento, esquecidos, com frequência, das enfermidades do espírito. Segundo a Doutrina Espírita, a saúde física está a serviço da saúde do espírito. Daí a orientação de Jesus sobre a vigilância a quem o buscasse para o reequilíbrio orgânico ou moral. Vigilância e renovação de sentimentos e atitudes, a fim de que não acontecessem outros sofrimentos e dificuldades.

PUBLICIDADE

Ao paralítico curado no Tanque de Betesda, que esperava há 38 anos por um milagre, quando as águas do tanque se movimentassem, o Mestre o curou, dizendo-lhe: “Levanta-te, toma o teu leito e vai-te”; continuando ainda: “para o futuro não tornes a pecar, a fim de que não te aconteça coisa pior”. O pecado, assim, está associado aos erros e vícios, que mantêm a alma distante das Leis de Deus. Nesse sentido, a mensagem do Cristo, naquele tempo e hoje, passa pela compreensão de não reincidir em erro e de corrigir os vícios e as más inclinações para que as fontes de adoecimento sejam evitadas.

PUBLICIDADE

Em outra oportunidade, à mulher que sangrava havia 12 anos e que há muito padecia, tendo ido a muitos médicos, Jesus disse após ter suas vestes tocadas: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal”. As curas propiciavam também a reestruturação moral da alma, fortificando-a e preparando-a para os embates da edificação espiritual.

Assim também, na passagem da mulher pega em adultério e levada até Jesus, prestes a ser apedrejada de acordo com a Lei de Moisés, o Mestre afirma: “Aquele dentre vós, que estiver sem pecado que atire a primeira pedra”, e observando que os perseguidores foram pouco a pouco deixando o local, Jesus se voltou à mulher e lhe disse: “Não te condenaram? Então eu também não te condeno, vai e não voltes a pecar”.

PUBLICIDADE

Dessa forma, a saúde que Jesus traz a toda a humanidade é a harmonia da alma, dentro da perfeita compreensão das Leis Divinas, a refletir-se no corpo físico. Para isso, encontramos na vivência do Evangelho de Jesus o equilíbrio espiritual e, então, o reequilíbrio orgânico, o que se fará à custa de esforços, vencendo pontos paralisados e enfermiços da alma, buscando superar, segundo os espíritos nos advertem, a mágoa cristalizada, o rancor cultivado, a vingança desejada, o orgulho semeado.

A Doutrina Espírita esclarece que para todos, ainda que mancos da vontade ou cegos do espírito, as oportunidades se renovam na eternidade da alma, a fim de renovarmos a saúde do espírito. E nas sábias e orientadoras palavras da médium com Jesus, Isabel Salomão de Campos, encontramos o roteiro a seguir: “ainda hoje o Evangelho de Jesus cura”.

PUBLICIDADE

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile