Ícone do site Tribuna de Minas

Última homenagem a Itamar

PUBLICIDADE

Itamar querido, ‘tudo no universo vem da mesma fonte. Esta fonte, que chamamos de vida, contém o nosso passado, o presente e o futuro. Na medida em que o homem caminha adiante, ele pode desintegrar ou harmonizar a energia vital. O mal nasce no momento em que passamos a acreditar que é apenas nosso aquilo que pertence a todos. Isso provoca soberba, desejos inúteis e raiva. Mas aquele que não é possuído pelas coisas termina sendo dono de tudo’. Estas palavras foram ditas por Ueshiba, conhecido pelos praticantes do Alquidô (a arte da paz), como ‘o grande mestre’. E hoje, quando você aniversaria, podemos dizer-lhe que você se tornou o dono de tudo, pelo que foi, é e ainda será. Parabéns! Felicidades! Aguardamos sua volta a Juiz de Fora e sua presença no Senado, com ansiedade. O Brasil precisa de você…

PUBLICIDADE

Esta carta, enviaríamos ao ex-presidente Itamar, mas veio o destino e mudou tudo, menos isso: Itamar se tornou não só o dono de tudo, mas de todos, pelo que foi e ainda será, pelos belíssimos exemplos de vida que nos deixou. Em maio deste ano, escrevi-lhe uma carta expondo meu pensamento sobre a atual situação do Legislativo. Nela eu lhe pedi que solicitasse ao MEC ou à própria presidenta Dilma que introduzisse de novo nas escolas a matéria Organização Social e Política do País (OSPB). Há anos luto por esse ideal e também para que fosse criado o Instituto de Política, por onde seria obrigatória a passagem de todos aqueles que quisessem exercer uma função pública, a fim de que daqui a 30 ou 40 anos só se elegessem candidatos preparados para o exercício da função.

Sua resposta veio de próprio punho e, com ela, a esperança. Hoje faço minhas as palavras que me dirigiu e as devolvo a Itamar: Neste mundo tão descrente de valores éticos, parabéns pela continuidade de sua fibra, que Deus a abençoe. Que Deus o abençoe também, Itamar, onde quer que esteja. Alguém continuará essa luta.

PUBLICIDADE

Churchil disse uma vez: A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando na próxima eleição, e o estadista decide pensando nas gerações vindouras. Assim era o Itamar Franco, um dos maiores estadistas que o Brasil já conheceu.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile