A 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB) será encerrada com o Mutirão Nacional – O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos. A atividade será realizada em Brasília (DF), entre os dias 20 e 22 de março de 2024. Esta 6ª Edição da SSB foi mobilizada pela Cepast-CNBB e realizada pelas pastorais sociais e organismos da CNBB, em parceria com movimentos populares.
Participam bispos da Comissão para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representante do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), de igrejas irmãs e representantes indicados a partir dos mutirões realizados em todo o território nacional: multiplicadores da 6ª SSB dos regionais da CNBB, organismos da CNBB, pastorais sociais, movimentos populares, organizações sociais e políticas parceiras, incluindo o poder público.
A construção do projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos” é a proposta deste mutirão nacional de encerramento deste ciclo da 6ª SSB, iniciado em 2020. No decorrer desta 6ª edição da SSB, o tema de debate foi “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”, fortalecido pelos eixos: democracia, soberania e economia.
Segundo a secretária-executiva da 6ª SSB, Alessandra Miranda, a realização do mutirão nacional vai possibilitar o resgate da memória dos acúmulos desta 6ª edição a partir dos debates e contribuições dos regionais da CNBB, das arquidioceses e dioceses, prelazias, paróquias comunidades e dos movimentos populares que atuam nessa temática.
Alessandra Miranda ressalta que as contribuições dos territórios vêm a partir dos elementos do Brasil que temos, debatidos, estudados e refletidos à luz do tema e dos eixos da 6ª SSB. Com esse conjunto de propostas construídas em mutirões será concretizado o Projeto Popular Nacional O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos. “A construção do projeto será um compromisso comum entre a Igreja no Brasil e os movimentos populares”.
A secretária, também, lembra que no decorrer do mutirão nacional “a vivência da mística e espiritualidade, que fortalecem as lutas e experiências das comunidades, serão perpassadas pelas experiências metodológicas do encontro”.
As Semanas Sociais Brasileiras são iniciativas da CNBB, animadas pela Cepast e realizadas pelas pastorais sociais e movimentos populares. Têm o objetivo de fortalecer as ações conjuntas e as próprias organizações envolvidas, a partir de pautas comuns e realização de incidência na Igreja e na sociedade com processos sociotransformadores. O tema desta 6ª edição nasce da provocação do Papa Francisco, em outubro de 2014, no primeiro Encontro Mundial de Movimentos Populares.