Aproximamo-nos de nosso Jesus todas as vezes que tratamos alguém como gostaríamos que nos tratassem, quando damos de comer a quem tem fome, enxugamos lágrimas, pacificamos a nossa volta ou, simplesmente, quando silenciamos amorosamente. Trilhando a estrada da caridade, em seus múltiplos aspectos, vamos cobrindo nosso passado de faltas. Nosso Jesus já nos dissera: “o amor cobre a multidão de pecados”.
Esse autoaperfeiçoamento exige disciplina, autoconhecimento, esforço e perseverança. Ante o alvo, muitas vezes, falhamos ou acertamos. Até que um dia não erraremos mais. A dor física ou moral nos impulsiona no exercício da reflexão, do entendimento, do arrependimento e dos processos reparativos. O estudo da Doutrina dos Espíritos nos auxilia, visto que ampliamos os nossos horizontes, compreendemos as leis de Deus, como as de causa e efeito, do progresso, de trabalho, de justiça, da fraternidade, dentre outras. Fica-nos bem claro que somos artífices do nosso destino. Assim, aceitamos melhor as provas e expiações que se apresentam. Esforçamo-nos em esquecer o mal que nos fazem, rogando aos céus forças para o exercício do perdão. Exercemos a indulgência para com as faltas alheias e espalhamos o bem por onde passamos.
Nesse longo processo de purificação íntima, alteamos um voo rumo ao infinito, visitando mundos ditosos, onde a maldade, o crime, o vício e as doenças não mais existem. Onde a comunicação é pelo pensamento, genuinamente, puro. Onde a felicidade e o bem reinam perenemente.
Ainda instalados num mundo de provas e expiações, resta-nos o esforço no progresso, exercício de paciência, da resignação, da abnegação, suportando os desafios que a vida nos apresenta.
Espíritos de escol nos inspiram a sublimação de nós mesmos, concitando-nos à perseverança do esforço contínuo. Seareiros do Cristo nos amparam na caminhada pedregosa e difícil. A fé e suas filhas, a caridade e a esperança assessoram-nos, sustentando-nos nos momentos difíceis.
Alternando permanências no mundo espiritual e no mundo material, vamos ganhando experiência e sabedoria, deixando para trás séculos de egoísmo, vaidade, orgulho e ignorância.
Por agora, conquistemos as asas do saber e do amor, fazendo o bem àquele que menos fez por merecer. Esforcemo-nos no estudo, buscando o conhecimento de Deus e suas leis. Aperfeiçoemo-nos no trabalho, utilizando os recursos da prece, ancorados pela vigilância de nossos pensamentos e atitudes. E assim, atravessando a porta estreita das escolhas cristãs, encontraremos a almejada felicidade.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.