Ícone do site Tribuna de Minas

O erro dos parlamentares

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Há algo de muito errado no reino da política brasileira. Não é aceitável que Legislativo e Executivo vivam às turras por causa de dinheiro, prejudicando o andamento de projetos importantes para o país.

Para dar encaminhamento ao projeto de cortes de gastos, fundamental para o equilíbrio das contas públicas, o Governo Federal foi obrigado a liberar, nos últimos dias, mais de R$ 7 bilhões em emendas parlamentares. Condição imposta para destravar o andamento de projetos, inclusive do orçamento de 2025, na Câmara e no Senado. É bom lembrar que o pagamento das emendas está – ou estava? – suspenso pelo Supremo Tribunal Federal por falta de transparência no uso dos recursos.

As regras impostas pelo Judiciário visam permitir mais controle do uso do dinheiro público. Em bom português, evitar falcatruas, desvio de recursos públicos, fato constatado diuturnamente por órgãos de fiscalização e por olhos mais atentos da própria população. Estranho que parlamentares se recusem a aceitar regras de transparência e que se disponham a prejudicar o país, travando projetos importantes, para evitar transparência de seus atos. Até quando vamos viver esta situação?

PUBLICIDADE

O país não pode continuar a mercê da ação de grupos políticos que se dispõem a atrapalhar a tramitação de medidas urgentes e necessárias para manter seus privilégios e suas ações pouco ou nada transparentes. Na democracia, que os fatos e os atos mostram em risco, cabe a nós cidadãos mudar o quadro. Escolher melhor nossos representantes, nossos dirigentes. É preciso ter mais responsabilidade com o voto, lembrando sempre que caberá aos que escolhermos decidir a nossa vida presente e futura.

Há uma alienação total. Escolhemos mal nossos representantes, muitos deles sem o menor preparo político, e depois ficamos a reclamar, a xingar, quando não descambamos para o absurdo de defender regimes totalitários com a justificativa de que políticos só cuidam de seus interesses pessoais. Quando nós vamos mudar para mudarmos nossa política? Esta é uma questão que preocupa. Só vamos crescer socialmente, só vamos avançar com nossa economia quando tivermos bons governantes, bons políticos. E só teremos bons políticos quando formos bons eleitores. Pense bem. 2026 já começou. Atenção no que escolheu para 2025.

 

PUBLICIDADE

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile