Ícone do site Tribuna de Minas

Estamos evoluindo?

PUBLICIDADE

Com essa intrigante pergunta, a Comunidade Espírita A Casa do Caminho convida os leitores desta coluna a participarem da 26ª Semana de Kardec. Não resta menor dúvida de que se falar em evolução planetária, quando o mundo como um todo passa por centenas de guerras, dificuldades e conflitos, isso sem nos esquecer do nosso país, imerso em uma crise moral sem precedentes, nos leva a questionar se há uma saída para tantas indagações.

Mesmo que a humanidade avance pouco a pouco nas vias do progresso, podemos observar que uma imensa maioria de seus componentes segue pela estrada como quem tateia pela noite escura, desconhecendo a si mesmo, o seu papel diante dos seus, de onde vem, para onde vai, qual é o seu objetivo real na existência e, consequentemente, ignora por completo o seu destino. Assim, age quase por instinto, deixando-se levar por marolas materialistas, maldizendo a vida nas horas de amargura ou embebedando-se nas alegrias triviais, e, quando passa a onda de todo o delírio fútil e a dor se aproxima, responsabiliza Deus como o causador de todas as injúrias.

Leon Denis ensina que esse globo terrestre é simplesmente um dos mais atrasados na escala evolutiva dos mundos habitados por uma humanidade que ainda caminhou pouco nas sendas das Divinas Leis. Sendo assim, é natural que a matéria reine soberana; isso paralisa nossa evolução, limita a realização dos anseios do bem e sufoca as aspirações dos ideais mais sublimes.

PUBLICIDADE

Todas essas características e marcas infelizes da passagem histórica do homem contribuíram para que, até os nossos dias, sejamos um planeta de provas e expiações.

Assim, para discernir o porquê da vida, entender sua razão de ser, compreender o que faz o mundo, através de seus habitantes, ser o que é, precisamos estudar, mergulhar profundamente nos ensinamentos do Cristo, que são despidos de qualquer liturgia, formalidade de aparências ou pieguismo beatificante. Estudar junto com aqueles que, de nossa cidade e outros muitos recantos do Brasil, vêm até nós para trazer seus conhecimentos, adquiridos no esforço da vida entre o trabalho profissional e a dedicada agenda de estudos da obra de Allan Kardec. Assim aprendemos o que é um mundo de Regeneração, como ocorre o progresso em meio às civilizações, como ser um homem digno em meio a tantas provas e expiações.

De onde viemos e para onde vamos? É possível constituir o Reino do Cristo em meio ao aparente caos? Perguntas, reflexões, respostas, ensinos, encontros elucidativos. Este é o nosso objetivo com a 26ª Semana de Kardec: contribuir firmemente na divulgação do Evangelho de Jesus como fonte limpa e intocável que instrui os homens de boa vontade a compreenderem as suas responsabilidades e deveres diante do mundo, diante do seu próximo e diante do Cristo na convicção de sua filiação divina.

PUBLICIDADE

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile